Revista de Arqueologia abre chamada para dossiê temático sobre Tecnologias perecíveis

Está aberta a chamada para o dossiê temático da Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia sobre o tema Tecnologias Perecíveis: abordagens arqueológicas e etnográficas. As contribuições podem ser enviadas até o dia 26 de abril, pelo site www.revista.sabnet.org.

As tecnologias perecíveis apresentam grande potencial para tratar temas correntes na Arqueologia, como fronteiras e identidades culturais, economias de subsistência, inovação, mudança e variabilidade tecnológica, dentre outros. Para a revista, a ausência mais grave, portanto, reside mais na falta de reunião sobre os estudos espalhados em relação aos perecíveis, do que na ausência de objetos e vestígios propriamente ditos. Soma-se a isso o baixo investimento de pesquisas etnográficas sobre as múltiplas possibilidades de compreensão das tecnologias perecíveis entre sociedades hodiernas.

Considerando a subvalorização dessas tecnologias na arqueologia brasileira como um todo, este Dossiê é aberto às pesquisas arqueológicas e etnográficas que versem sobre o tema em alguma perspectiva, sem marco temporal e/ou teórico, com o intuito de contribuir para que tecnologias perecíveis deixem de ser invisibilizadas no imaginário arqueológico brasileiro mais do que invisíveis de fato.

Para mais informações sobre submissões e envio dos trabalhos, clique aqui.

Fonte: Revista de Arqueologia