Revista CPC abre chamada para Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões

Trabalhos podem ser enviados para submissão até o dia 30 de junho

Seja na forma de coleções de potencial museológico inseridas em departamentos ou laboratórios, seja na forma de unidades inseridas na estrutura universitária em que se verifica a realização de todas as etapas do processo museológico, é recorrente na formação ou na trajetória das universidades a presença de museus e ou estruturas afins. Contudo, também parece ser recorrente ora a invisibilidade dessa presença, ora sua redução a determinados aspectos da prática universitária, ainda que tais coleções e práticas museológicas tenham em vários momentos exercido papel fundamental na promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão universitária.

É neste sentido que a Revista CPC, periódico eletrônico do Centro de Preservação Cultural da USP, abre chamada para o “Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões”, a ser publicado em dezembro de 2020. Até 30 de junho a comunidade acadêmica está convidada a enviar para a submissão artigos científicos que evidenciem pesquisas, experiências e reflexões sobre a presença desses museus, coleções e práticas museológicas espalhadas pelas diversas estruturas universitárias, ressaltando e problematizando suas especificidades, limites, desafios e potencialidades. A iniciativa se soma à política do Centro de Preservação Cultural de promover ações e reflexões sobre o patrimônio universitário — e em especial ao patrimônio museológico da Universidade de São Paulo — colaborando e explicitando a formação de redes de profissionais e acadêmicos ligados à temática. Para submissão de trabalhos, acesse www.revistas.usp.br/cpc/about/submissions.

O objetivo do Dossiê é construir um panorama que seja transversal às várias dimensões da prática museológica (documentação, preservação, comunicação, educação, gestão, segurança, entre outros), bem como explicitar discussões relacionadas à sustentabilidade administrativa e financeira dos diversos núcleos museológicos existentes nas instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, com especial interesse na América Latina. Esperam-se comentários críticos sobre as especificidades da condição universitária dessas experiências, sua inserção nas ações de ensino, pesquisa e extensão, desafios técnicos no contexto da gestão de núcleos museológicos universitários, políticas públicas para o setor, ações inovadoras nos campos da inventariação, salvaguarda, educação, comunicação e avaliação de processos e aspectos históricos que abranjam as diferentes interfaces da inserção de acervos e coleções no âmbito do patrimônio universitário, tanto no contexto da Universidade de São Paulo como de outras universidades brasileiras e internacionais. 

 SERVIÇO

Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões

Serão aceitos artigos originais em português, espanhol e inglês. 

O título do artigo deverá ser precedido de: “Dossiê:”

Os artigos passarão por avaliação duplo-cega, conforme política editorial da Revista CPC.

Submissões e orientações aos autores: www.revistas.usp.br/cpc/about/submissions

Prazo: envio de trabalho até 30 de junho de 2020.

Organizadores: Martha Marandino, Maurício Cândido da Silva, Cibele Monteiro.  

Fonte: Revista CPC