Chapa: Juntos pela memória do interior profundo

Proposta: Dar prosseguimento aos trabalhos de articulação e entre as instituições museológicas da Região do Vale do Paranapanema e dos seus desdobramentos e dar sequência aos trabalhos de mapeamento das entidades, grupos, empresas e instituições que possuem acervos museológicos na região.

Apoiar as ações municipais de elaboração e/ou execução dos Planos Municipais de Cultura e a realização das Conferências Municipais de Cultura, na perspectiva da preservação do patrimônio cultural e sempre que possível, as demais atividades que incluam os museus e entidades semelhantes nas ações e políticas culturais dos municípios.

Criar e desenvolver trabalhos conjuntos entre os museus dos municípios da Região do Vale do Paranapanema, como cursos, instrumentos de pesquisa, projetos, entre outros. Sempre com foco nas demandas regionais, identificadas em encontros de planejamento.

Elaborar, juntamente com profissionais da região, diretrizes e programas de trabalho para retomar, revigorar e realizar as atividades necessárias no período pós Pandemia.

Candidatos:

Titular
Célia Reis Camargo

Possui graduação em História pela USP- Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em História pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor assistente doutor da UNESP/ Campus de Assis, de 1996 a 2015. Tem experiência na área de preservação do patrimônio cultural. Trabalhou no Arquivo Nacional, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil- CPDOC/FGV e no CEDEM- Centro de Documentação e Memória da Unesp, como coordenadora. Desde 2018 presta serviços à Secretaria de Cultura do Município de Assis, em projetos de revitalização dos museus locais. Atualmente é a representante regional do SISEM-SP pela RR Vale do Paranapanema.
Suplente
Frednes de Oliveira Botelho

Atualmente Secretário Municipal de Cultura de Santa Cruz do Rio Pardo – SP, cargo que foi admitido em 2018. Tem formação em Direito, pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha, situada em Marília – SP (2005) e em História, pela Universidade Estadual do Paraná – UENP, situada em Jacarezinho – PR (2010). Na área de Museu, adquiriu experiência em 2009, quando assumiu o cargo de Chefe de Museu, no Município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, onde participou do grupo de trabalho para execução do projeto aprovado no Edital Mais Museus, este promovido pelo IPHAN. Foi coautor deste projeto. Participou da gênese a entrega do museu, exercendo o cargo até o ano de 2011.