Chapa: Vale do Paraíba

Proposta: Articulação e ampliação da rede: a) revisão das listas das cidades da nossa região para identificação daquelas que ainda não aderiram de forma continuada aos encontro; b) contato e articulação de pequenas reuniões virtuais de apresentação da RR; SISEM e CEM; c) convite para participação nas reuniões regulares da RR.
Intensificação das reuniões online: tendo em vista a ampliação da adesão de mais agentes da nossa região conquistada por meio de encontros virtuais impulsionados pelo período de afastamento social (Covid-19), visamos ampliar o número de encontros nesse formato, tendo ciência de que permitirá um acompanhamento mais contínuo da situação e demandas de cada instituição, sobretudo quanto às dúvidas de adesão ao CEM. Viabilização de encontros com foco no passo a passo do preenchimento do
CEM, sanando dúvidas específicas pontuais. Objetivamos, ainda, a realização de um único encontro presencial ao final do ano, para apresentação do balanço das atividades e planejamento do ano seguinte.
Campanha virtual continuada: de articulação de instituições da nossa região administrativa, trazendo informações que deem visibilidade à RR e sejam capazes de impulsionar conteúdos provenientes do SISEM na nossa região.

Candidatos:

Titulares
Processed with VSCO with b5 preset[/caption]Diana Costa Poepcke

Historiadora pela Universidade Federal de Ouro Preto e especialista em Gestão Cultural pelo SENAC SP, também atua com curadoria, expografia, direção de arte. Suas pesquisas acadêmicas são voltadas para as áreas de história oral, museologia, economia criativa. Atua há mais de 10 anos com projetos culturais que envolvem acervos históricos. Em 2013 idealizou o Museu da Mantiqueira – MuMan, formou equipe em 2014 e iniciou pesquisas sobre o território da Serra da Mantiqueira. Em 2016 foi contemplada pelo Edital ProAc de Economia Criativa para o projeto “Audioguia Caminhos da Memória” do MuMan. Foi eleita Representantes de Museus do Vale do Paraíba para o biênio 2019-2020 pelo Sistema Estadual de Museus -SISEM / Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP.
Marina Falsetti Viviani Silveira

Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, atua em Museus e Instituições Culturais desde a sua formação. Iniciou a carreira profissional como educadora em diferentes Museus e exposições temporárias no ano de 2005, tendo atuado e contribuído em pesquisas para materiais educativos e na supervisão de equipes educativas. Fez parte do Núcleo de Educação Cultural do Instituto Itaú Cultural de 2007 a 2009, supervisionando a equipe de educadores do Museu de Numismática. Trabalhou na empresa de consultoria Arteinclusão de 2011 a 2013. Faz parte da equipe da ACAM Portinari desde 2013, onde responde pela gerência geral do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro.
Suplentes
André Bazzanella

Doutor em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Mestre em história da Arte com área de concentração em Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Membro do ICOMOS-BR, onde atua nos comitês científicos de Interpretações de Sítios, Paisagem Cultural e Arte Mural. Desde 2015 é Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do IPHAN-SP. Participa da comissão de elaboração do dossiê de candidatura junto à UNESCO do conjunto de Fortificações Brasileiras a Patrimônio da Humanidade como bem seriado. Participa como pesquisador do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba.
Claudia Ribeiro

Licenciada em história pelo Centro Universitário de São Paulo – UNISAL, Unidade de Ensino de Lorena, mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua temática de pesquisa consiste em imprensa, Cruzeiro e a relação entre museu/comunidade. Atua desde 2014 como gestora do Museu Major Novaes, é responsável pela construção do Projeto Museográfico e curadoria das exposições organizadas pela instituição. Implementou a proposta "Museu de todos, museu para todos" no intuito de promover uma maior participação da comunidade, que culminou na chegada dos projetos: "Yoga no Museu”, “Vem Jogar no Museu”, “Debates Contemporâneos”, “Dossiê História”, "Tendas de histórias afro-brasileiras" e “Papo de Mulher”.