Chapa: Pro Museus do Noroeste Paulista

Proposta: Temos como proposta além de atuar na definição das prioridades e no planejamento das ações do SISEM-SP para área museológica na RA São José do Rio Preto, dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na Região Administrativa de São José do Rio Preto, de aproximação, desenvolvimento, conhecimento técnico e parcerias em projetos no setor museal.

Construir um plano de ação tendo as seguintes metas:
-Incentivar a aproximação e fortalecimento dos vínculos entre os gestores de museus com foco para preservação do patrimônio;
-Fomentar a criação e modernização dos museus da região administrativa; por meio de subsídios técnicos buscar a profissionalização para gestores de museus;
-Realizar encontros para troca de informações e experiências no campo museal;
-Planejar exposições itinerantes com temas de interesse da R.A.;
-Organizar reuniões regionais para explanação de dúvidas no preenchimento de editais de fomento para museus e outros assuntos pertinentes;
-Incentivar e colaborar para adesão das instituições museológicas ao Cadastro Estadual de Museus.

Candidatos:

Titulares
Luiz Gustavo Dalla Dea

Graduado em Ciências Sociais com especialização em Gestão de Políticas Públicas, Universidade Federal de Juiz de Fora e, especialização em Gestão de Projetos Culturais e Empreendimentos Criativos. SENAC Distrito Federal/Secretaria de Economia Criativa, MinC. Experiência profissional na área de gestão cultural e administração da cultura. Na área de museus atua junto ao Museu Pedro Candolo de Uchoa e com a formatação de museus territoriais. Atualmente atua como Diretor de Turismo do Município de Interesse Turístico de Uchoa; Diretor Presidente da Associação de Turismo Rural do Noroeste Paulista (Tabapuã), gestor cultural do Centro Cultural Gino de Biasi Filho (novo Horizonte) e coordenador da IDea Desenvolvimento.
Thais de Freitas

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas – ECA/USP. Funcionária Estatutária da Divisão Administrativa de Teatros e Museus: Profa. de Artes no Museu Histórico e Pedagógico VI e Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto. Com atuação na Representação Regional do SISEM-SP desde 2012 (Suplente 2012/2016 e Representante Regional 2016/2020) na Região Administrativa de São José do Rio Preto. Tem participado de diversas iniciativas de formação na área de museus desde 2012. Atuação como Arte Educadora em estúdio próprio, escolas, projetos sociais; wokshop e oficinas eventuais no Sesc. Desenvolve projetos como artista visual, tendo participado de exposições coletivas, eventos e exposições individuais no Brasil e no exterior.
Suplentes
Marinês da Silva Munhani de Lima

Graduada em Pedagogia (UNOPAR -Universidade Norte do Paraná),com especialização em Gestão de Projetos(UNIFEV- Centro Universitário de Votuporanga-SP), Gestão Pública Municipal (UFU_ Universidade Federal de Uberlândia-MG), em Gestão Cultural - Cultura Desenvolvimento e Cultura - Centro Universitário Senac, Cultura: plano e Ação – Eca – Escola de Comunicação e Artes – USP Experiência profissional na área em elaboração e gestão de projetos Municipais, Estaduais e Federais; realização de projetos de conservação e tombamento de bens culturais, materiais e imateriais; realização de inventários para elaboração do Plano Diretor; elaboração e regulamentação e implantação de associações. Atualmente auta como Diretora do departamento de Cultura e Turismo de Votuporanga.
Rina Aparecida de Almeida Barros

Licenciatura Plena em História, Geografia, Filosofia pela Fundação Educacional de Fernandópolis, professora de Teatro, funcionária pública municipal, com certificados de oficinas nas áreas de: Formação de Patrimônios, Atendimento ao Cliente, Plano Museológico, Implantação, Organização e Gestão de Museus, Elaboração de Projetos e Fomento, Formatação de Projetos, Capacitação de Museus, Conservação Preventiva em Museus e Organização de Reservas Técnicas, Planejamento Estratégico de Revitalização de Museus; oficina de Higienização de acervo, oficina de Projetos Expográficos, workshop de curadoria, workshop sobre Estilo Barroco no Brasil, 5º Edição do curso de capacitação para Museus além de ministrar oficinas de Teatro pela Cooperativa Brasileira dos Profissionais na Área de Educação.