Chapa: RR RP 2020

Proposta: São 4 as principais intenções:

1. Manter atualizada a lista de informações das instituições da região, incluindo mailing e rede social.

2. Diagnosticar as demandas técnicas das instituições da região e apoiar a
vinda de cursos, palestras e oficinas para a região, e manter a promoção dos recursos humanos locais para novas palestras, cursos e oficinas via cooperação técnica local e transferência de saberes, em eventos presenciais e virtuais. Promover o intercâmbio de exposições em itinerâncias regionais, e de conhecimento entre instituições museológicas e outras instituições afins, como associações, fundações, institutos e instituições do ensino superior.

3. Promover reuniões presenciais e online dos representantes e promover um encontro regional anual e itinerante.

4. Continuar incentivando o cadastramento das instituições no CEM e auxiliar os museus da região a enquadrarem sua gestão, comunicação e
salvaguarda de acervo aos requisitos do Cadastro Estadual de Museus, em seus diferentes níveis, apresentando as bases do cadastro.

Candidatos:

Titulares
Rodrigo Touso

Possui graduação em História (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp e mestrado em História pela mesma Universidade. Cursa atualmente Doutorado em Museologia pela ULHT. Desde 2010 é Historiador do Centro Municipal de Memória, que mantém o Museu da Cidade, no município de Sertãozinho-SP. É um dos coordenadores do Claretiano Memorial, em Batatais-SP. Coordena o curso de graduação em Museologia - Bacharelado e Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural, do Claretiano Centro Universitário. É Professor Credenciado no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, Campus de Franca.
Thais Creolezio

Bacharel e licenciada em História, pela UNESP, Campus Franca. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, da USP. Tem vários cursos de formação na área de políticas públicas de cultura, gestão cultural e com temáticas voltadas para Museus. É funcionária da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, desde 2013 e atua no Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida. É membro do ICOMOS-Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e membro do Comitê Nacional de Patrimônio Imaterial. É Coordenadora do Patrimônio Cultural de Jaboticabal e responsável pela implementação do Sistema Municipal de Cultura no município. Foi representante regional de Ribeirão Preto, no Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), na gestão 2016-2018.
Suplentes
Hugo de Araújo Tormente Junior

Hugo de Araújo Tormente Junior realizou cursos de capacitação para museus, é atualmente Diretor do Museu de História Natural de Cravinhos, tendo sido também seu idealizador e fundador.
Rosa Maria Atique

Formada em Artes pela Faculdade São Luís de Jaboticabal e em piano instrumental pelo Conservatório Musical Municipal Santa Cecília de Taquaritinga. É professora na Prefeitura Municipal de Guariba, atuando como Supervisora de Atividades Culturais, na Coordenação do Museu Histórico “Jorge Nogueira de Carvalho” de Guariba. Foi Secretária de Educação Cultura, Esportes, Lazer e Turismo e professora de Artes na cidade de Motuca. Tem formação em cursos livres de políticas públicas e gestão da cultura pela FEA/USP de Ribeirão Preto e em mediação de patrimônio cultural, pela Fundação Demócrito Rocha.