Chapa: RR Piracicaba/ Limeira

Proposta: Conhecendo as especificidades e particularidades das Instituições museológicas e espaços culturais da Região Administrativa de Campinas – Piracicaba, Limeira, apresentamos como proposta de trabalho para concorrer à Representação Regional, gestão 2020-2022, da chapa formada pelos titulares Adriana Pessatte Azzolino e Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, e suplentes João Paulo Berto e Letícia França Machado Oliveira Lopes, a articulação regional entre nossos pares e a interlocução entre o Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus e a região administrativa, por meio de triagem e encaminhamentos de demandas, divulgação das ações SISEM-SP e estímulo à troca de informações.
Um dos aspectos centrais no trabalho a ser desenvolvido é a possibilidade de fortalecer um espaço de apoio ao ensino e aprendizagem em áreas chave ao saber museológico, ajudando tanto na construção de novos espaços de memória nas cidades contempladas pela Regional, quanto no fortalecimento e profissionalização daqueles já existentes. Para tanto, as ações serão estruturadas em eventos formativos, como oficinas e cursos, e informativos, como palestras. Com isso, anseia-se solidificar uma melhor
articulação entre os profissionais da região e proposta de parcerias entre as unidades museológicas.
Outra proposta é a realização de um evento anual, aberto ao público alvo das cidades do Regional (e também a todos os interessados atuantes em áreas afins), debatendo temas e experiências atuais para o campo museal da região, possibilitando uma maior divulgação do patrimônio cultural do interior paulista e o fortalecimento da identidade regional.
Após um diagnóstico, em linhas gerais, as ações serão articuladas nas seguintes chaves, consideradas como cruciais para o cenário abrangido pela Regional Piracicaba:
Criação de unidades museológicas: articulação e marcos legais;
Documentação museológica;
Conservação Preventiva;
Informatização e acesso a acervos museológicos;
Difusão.

Candidatos:

Titulares
Adriana Aparecida Pessatte Azzolino

Diretora do Museu Major José Levy Sobrinho e do Centro de Ciências e Cultura Professor Roberto Leite, vinculados à Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Limeira. Presidente da Academia Limeirense de Letras, Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Limeira. Doutorado em Comunicação (ECA/USP); Mestre em Educação (FE/UNICAMP); Graduada em Ciências Políticas e Sociais (FESPSP) e em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda/Marketing(ESPM-SP). Especialista em História e Cultura (UNIMEP) e Museografia e Patrimônio Cultural (Claretianos); Pós Doutorado na área de Comunicação (DMM/IA/UNICAMP), Professora Universitária há 34 anos, nas áreas de Administração, Sociologia, Antropologia, Teorias da Comunicação, Comunicação e Marketing e Diretora Acadêmica de Instituição de Ensino.
Joceli de Fátima Cerqueira Lazier

Coordenadora do Centro Cultural Martha Watts do Instituto Educacional Piracicabano, desde 2008. Integra o Comturpi – Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba, Codepac - Conselho de Defesa e Patrimônio Cultural de Piracicaba, é membro do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Possui graduação em Normal Superior pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG; MBA em Marketing e Negociação e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. É professora universitária, gestora e produtora cultural. Tem experiência na área de Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, arte e cultura. É contadora de histórias.
Suplentes
Letícia França Machado Oliveira Lopes

Museóloga graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO no ano de 2012. Especialista em Preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde, concluída em 2013 pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Graduanda em Gestão Pública pela Unicesumar. Atua desde 2016 como museóloga concursada da Secretaria de Cultura de Limeira, no Museu Major José Levy Sobrinho. Experiência em projetos e montagens expositivas, e em mediação expositiva nas seguintes instituições: Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Museu da Vida (Fiocruz), Montagem da exposição Cantos da Religiosidade no Centro de tradições nordestinas no Rio de Janeiro pelo Serviço Social do Comércio – SESC.
João Paulo Berto

Bacharel e Licenciado em História, Mestre em História Cultural e Doutor em História da Arte pelo IFCH/UNICAMP. É especialista em História e Humanidades pelo PPG-História da UEM. Foi conselheiro do CONDEPHALI (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira), mandato 2012-2014. Atua também como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira-SP e como Arquivista no Centro de Memória - Unicamp, respondendo pelas áreas de processamento técnico e documentação digital. É Assessor Técnico da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Limeira e curador do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira. Trabalha e tem interesse em estudos relativos ao patrimônio cultural religioso, história da arte, história da arquitetura, arquivos e museus.