Chapa: Orla Museus

Proposta: Desde o início da formação da equipe em 2010 o Grupo Orla Museus Baixada Santista tem capacitado profissionais das instituições museológicas da região através de cursos do SISEM-SP; articulado com os museus para suprir os requisitos do Cadastro Estadual dos Museus e com isso garantir melhorias na capacitação das equipes e nas instituições. Em 2018 lançou, elaborou e lançou, com patrocínio do PROAC, um guia de visitação com 27 instituições da Baixada Santista. Estas e outras ações foram esforço do grupo que empenhados no aprimoramento de suas atividades dedicou-se a tomar decisões que beneficiassem o coletivo, o que é o ponto forte de grupo. Como proposta para o próximo biênio, com o amadurecimento do grupo e a profissionalização dos museus e sua adesão e evolução no Cadastro Estadual de Museus torna-los cada vez melhores. Para tanto, a ideia é manter as reuniões mensais, de forma itinerante, entres as cidades da região, porém a cada bimestre inserir palestras online do SISEM e oficinas de trabalho com a finalidade de qualificar os profissionais participantes, tirar dúvidas, além de manter o grupo unido e participativo. Dentro do contexto da pandemia, o objetivo é ajudar na retomada das atividades de maneira segura e articulada entre os profissionais com propostas que beneficiem as instituições museológicas da região, baseadas nas diretrizes IBRAM e SISEM-SP. Ações como qualificação e incremento da infraestrutura e gestão museológica será a prioridade nessa nova gestão.

Candidatos:

Titulares
Beatriz Royer

Bibliotecária formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, pós-graduada em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação e especialista em Gerenciamento de Arquivos Institucionais pelo IEB – USP. Coordenou por 4 anos o Centro de Pesquisa do Museu do Café em Santos, e foi representante regional da baixada santista por 4 anos. É colaboradora do Coletivo de museus Orla Cultural. Tem experiência em elaboração de projetos museológicos como na preservação do acervo fotográfico do Museu do Porto de Santos e no Guia dos Museus da Baixada Santista.
Paulo Anselmo Matioli

Mestre em Geologia (Mineralogia e Petrologia) pelo IGc-USP. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Geral, Mineralogia, Petrologia, Paleontologia Geral, Paleozoologia de Invertebrados, e Vulcanologia; Astronomia e Meteorítica. Representante Regional do Sistema Estadual de Museus na Baixada Santista. Atualmente é consultor em revisões e classificações de acervos naturalistas (mineralógicos, petrológicos, paleontológicos, malacológicos) e montagens de exposições e museus de história natural. Especialista em Mineralogia. Diretor e Curador do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza há mais de 17 anos, trabalhando na difusão cultural e científica.
Suplentes
Lucas Melo da Silva Ferreira

Formado em História pela Universidade Metropolitana de Santos, possui curso de extensão em "Espaço Sagrado e Liturgia", pela Universidade Católica de Santos e "Minicurso Roteiro de Identificação de Imaginária Religiosa dos Séculos XVII e XVIII", pela Unifesp. Atua no Museu de Arte Sacra de Santos desde 2016, produzindo e auxiliando nas diversas exposições que ocorrem durante o ano, além disso, recepciona os diversos visitantes, grupos e turistas que visitam o MASS. Atualmente é responsável pela prestação de contas do Museu junto ao Conselho Gestor, prefeitura de Santos e a Sociedade Visconde de São Leopoldo, atuais parceiros do Museu.
Marjorie de Carvalho Fontenelle Medeiros

Possui graduação em Letras e Ciências Humanas pela Ibero/Americana/SP e Especialização em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2002). Pesquisadora e curadora na exposição de longa do Memorial da Conquistas do Santos F. C. (2004); pesquisadora e gestora do Museu do Café de Santos (2005-2009); colaborou na implantação do Museu Pelé (2010-2015) e atualmente integra a equipe. Atuou na pesquisa e curadoria da exposições temporárias na Pinacoteca Benedicto Calixto (2014-2018); participação na realização da segunda edição do Guia Orla Cultural Baixada Santista (2018). Coautora e pesquisadora das publicações: Santos e seus Arrabaldes: algum de Militão Augusto de Azevedo; Marc Ferrez – Santos Panorâmico.