4

Educação, Cultura e Articulação em Rede

O Serviço Social do Comércio (Sesc), em sua atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais, tem como um dos pilares centrais a Educação como pressuposto para a transformação social. A Educação, nesse sentido, não está centrada apenas em determinado profissional, ação ou programa, mas sim em todo o processo, desde a limpeza e cuidado com espaço e pessoas, até a realização de uma palestra, espetáculo ou viagem. Esse é um compromisso no qual cada um de nós está envolvido. A prática educativa nos pauta e nos provoca a um exercício ético e estético constante e cotidiano.

Nesse sentido, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) é uma unidade criada com propósito de constituir um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão. Nosso cotidiano é uma construção que parte mais do “e” do que do “é”, pois pressupõe a atuação contínua com professores, artistas e outros profissionais, além de organizações e órgãos públicos. A construção de conhecimento deve propiciar trânsitos e trocas nas temáticas envolvendo Educação e Cultura.

Procuramos refletir em nossa programação a importância dos debates inseridos nos campos da educação, da museologia e da educação museal, bem como de pautas emergentes da sociedade.

Reafirmamos aqui nossa satisfação em acompanhar o processo de construção da Rede de Educadores de Museus de São Paulo (REM­‑SP) e, ainda, em atuar como parceiro que contribui na importante reflexão acerca da ação e da profissão de educador de museus.

Centro de Pesquisa e Formação (CPF)
Sesc São Paulo

Capa

Rede de Redes – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil

Sumário Ficha Técnica