3

Juntos na Educação em Museus

Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens.

Paulo Freire

A ACAM Portinari – Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari acredita que o conhecimento deva circular, que as distâncias devam ser encurtadas, experiências e ideias devam ser integradas e compartilhadas numa perspectiva de diálogos múltiplos como o II Encontro Anual da REM­‑SP tão bem representa.

O trabalho em Rede deve ser apoiado, aprofundado e disseminado para que mais profissionais possam integrar a rica troca de experiências para crescimento e fortalecimento individuais e institucionais que as redes protagonizam.

As atividades educativas em museus devem ser valorizadas e reconhecidas, bem como as equipes responsáveis por elas, sempre devidamente asseguradas no Plano Museológico da instituição e integradas às demais ações do museu. Nessa perspectiva, a Organização Social registra o orgulho e a felicidade de somar esforços junto à REM­‑SP, ao Sesc­‑SP e ao SISEM­‑SP para viabilizar a presente publicação que não só constituirá um importante registro, como também propiciará a difusão e a continuidade das discussões e reflexões ocorridas no evento. Como fonte de inspiração, vai suscitar novas inquietações, novas abordagens e intercâmbios de práticas e ideias, criando laços de solidariedade entre profissionais e instituições.

Brodowski, abril de 2018

Angelica Fabbri
Diretora Executiva da ACAM Portinari

Capa

Rede de Redes – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil

Sumário Ficha Técnica