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A Educação Museal em Rede

A Rede de Educadores de Museus de São Paulo (REM­‑SP), formada por um grupo aberto de profissionais, tem atuado articuladamente para o estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área de educação museal, com valiosa contribuição para a avaliação e potencialização das políticas públicas para a área museológica, pautando­‑se sempre pelas necessidades e demandas existentes no estado de São Paulo e no Brasil.

A participação voluntária de pesquisadores e profissionais atuantes no esforço coletivo de construção de políticas museais merece, portanto, não apenas o reconhecimento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, mas também a reverberação do conhecimento produzido por meio da troca de experiências e de investigações que se fazem no âmbito da academia e, sobretudo, no receptivo dos próprios museus. São esses, pois, os propósitos desta edição em formato digital realizada em parceria com a ACAM Portinari que está sendo disponibilizada para download por intermédio do website do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM­‑SP).

Aos coordenadores e integrantes dos serviços educativos dos museus paulistas que participam desta rede e, em especial, àqueles que contribuíram com textos nesta edição, registramos o nosso apreço. Aos organizadores deste e­‑book, particularmente, nossa gratidão pela oportunidade que nos proporcionam com o aporte desta publicação para o processo de construção de políticas públicas.

No momento em que se comemoram os 200 anos de criação do primeiro museu brasileiro e 91 anos da institucionalização do primeiro setor educativo em museus, no Brasil, temos muito a comemorar e, indubitavelmente, muito mais ainda a conquistar.

Regina Ponte
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM)

Davidson Kaseker
Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM­‑SP)

Capa

Rede de Redes – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil

Sumário Ficha Técnica