REDE DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIAS COMEMORA OS 466 ANOS DE SÃO PAULO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Nas Casas Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Casa das Rosas, 25 de janeiro será um dia de cinema, música e poesia

Em 25 de janeiro de 1554, a cidade de São Paulo foi fundada. No mesmo dia, 466 anos depois, a Rede de Museus-Casas Literárias celebra o seu aniversário. Cinema, música e poesia integrarão a programação das Casas Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Casa das Rosas.

São Paulo tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, um dos temas caros ao cineasta Ugo Giorgetti. Em Uma noite em Sampa, um grupo de endinheirados do interior vem à capital para um espetáculo de teatro e acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece. O filme será exibido na Casa Guilherme de Almeida às 14h e será seguido de um debate com o diretor, Giorgetti, e Lívia Nonato, coordenadora de programação cultural da Rede de Museus-Casas Literários.

Já a Casa Mário de Andrade recebe o Grupo Boa Praça visita: o choro paulistano, às 16h. Na aula-show, o grupo de jovens instrumentistas da cidade de São Paulo apresenta repertório com músicas de compositores paulistas, entre os quais de Zequinha de Abreu, Adoniran Barbosa, Garoto, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro e Isaías Bueno.

A programação da Casa das Rosas comemorará o aniversário de São Paulo trazendo a poesia e a música do interior do estado a um dos corações da cidade, a Avenida Paulista. Iniciando com o Encontro Peripatético, às 10h, passeio que partirá da Casa das Rosas para visitar outras referências arquitetônicas na Avenida. A programação segue, às 11h, com Saci e outras histórias, em que o público entrará em contato com contos caipiras. Às 15h, o Sarau Poesia e Viola apresentará as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi. A programação encerra às 17h com uma apresentação do grupo Samba de Bumbo.

SERVIÇO

25/01 – Sábado

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943

Uma noite em Sampa: exibição do filme e debate com o diretor Ugo Giorgetti

Com Ugo Giorgetti e Lívia Nonato

Das 14h às 17h

50 vagas | Inscrição diretamente na recepção ou de forma online até 24/01: https://bit.ly/2tnTsDP

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546

Boa Praça visita: o choro paulistano

Com Grupo Boa Praça

Das 16h às 18h

40 vagas | Inscrição aberta até 25/01 diretamente na recepção do museu ou de forma online: https://bit.ly/2rekX20

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37

Encontro peripatético

Às 9h30

Saci e outras histórias

Com Paulo Farah André e Renato Vidal

Às 11h

Sarau Poesia e Viola

Com Decio Zylbersztajn e convidados

Às 15h

Samba de bumbo

Com João Mário Machado

Às 17h

Fonte: Sec. de Cultura de SP