PUC-SP oferece curso de especialização em museologia, cultura e educação

Inscreva-se na lista de interesse do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Os interessados podem clicar aqui. As aulas terão início no dia 10 de agosto.

Professores renomados apresentação e discutirão práticas e conceitos atuais, incentivando os alunos a proposições e reflexões diferenciadas e pautadas nas necessidades reais dos museus e das instituições de cultura.

O entendimento de que os museus desempenham um papel decisivo na vida e na transformação da sociedade e devem ter uma participação mais ativa na vida da comunidade amplia o conceito de espaço de preservação do patrimônio para espaço de entrosamento e diálogo com as questões sociais, políticas, culturais, educacionais, digitais e econômicas.

A partir desta premissa, o curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação oferecido pela PUC-SP apresenta os seguintes objetivos gerais: estudar os conceitos da museologia contemporânea; conhecer práticas de gestão e acessibilidades institucional e educativa; compreender as relações entre museu, cultura, educação, arte, patrimônio histórico-cultural e comunidade.

Também apresenta os objetivos específicos de conhecer as relações entre a arte, o patrimônio histórico-cultural e o Mercado; conhecer práticas contemporâneas de colecionismo de objetos e de extroversão de patrimônio artístico, histórico e cultural; apropriar-se de conceitos da interdisciplinaridade, incrementando a formação e o aprimoramento professional e produzir conteúdos que favoreçam a interação entre o museu e a sociedade.

Com carga horária de 360h, o curso tem formato híbrido, com aulas síncronas on-line às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 e aulas presenciais aos sábados, das 10h às 12h e das 13h às 15h, na PUC-SP Campus Monte Alegre (durante a pandemia, as aulas presenciais acontecem on-line).

O curso organiza-se em três módulos: Módulo I (120 horas); Módulo II (120 horas) e Módulo III (120 horas, sendo 60 horas de disciplina + 60 horas de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso).

Disciplinas

Módulo I: A institucionalidade dos museus no Brasil: desafios contemporâneos;

Educação em museus; Interdisciplinaridade: museu, arte e cultura e Teorias da museologia contemporânea.

Módulo II: História das instituições de memória: discursos, memórias e identidade por meio de museus, coleções e acervos; Museus sem limites: práticas acessíveis e participativas; Museus, coleções e acervos e Projetos de pesquisa e intervenção.

Módulo III: Estudos de caso de práticas museológicas; Gestão em museus e Orientação de trabalho de conclusão de curso.

O trabalho de conclusão de curso, a ser defendido em banca pública com a participação do orientador e professor da PUC e/ou professor externo, pode ser apresentado em formato de dissertação ou projeto de intervenção em museu ou instituição cultural.

O público-alvo são pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, formula parceria institucional com a PUC-SP para concessão de descontos para profissionais inscritos no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Mais informações:  https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/museologia-cultura-e-educacao-hibrido

Fonte: PUC-SP