PUC-SP está com inscrições para o curso de extensão Museu e Memória no Ambiente Digital

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão on-line Museu e memória no ambiente digital, oferecido pela PUC-SP, que trata da digitalização de acervos e imagens por meio da Plataforma Tainacan. As aulas acontecerão de 22 de setembro a 24 de novembro, às quartas-feiras, das 19h às 22h. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

A atividade trabalha a capacidade criativa para propor soluções digitais nos processos de preservação da memória e digitalização de acervos. Os alunos aprenderão a trabalhar com a Plataforma Tainacan e refletirão sobre as relações entre museu, comunidade e narrativas patrimoniais.

A carga horária é de 30 horas divididas em dez encontros com 2h de aula síncrona e 1h assíncrona.

O público-alvo são pesquisadores, professores e graduados e pós-graduados nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, professores do Ensino Médio, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público graduado em geral interessado na área e no tema.

A atividade acompanha o movimento de expansão da cultura digital e das necessidades das instituições culturais e de memória instituírem-se na rede, ampliando suas possibilidades de diálogo com diferentes tipos de público e potencializando a circulação das informações sobre seus acervos.

Ele nasce da necessidade de suprir uma das demandas atuais do mercado de trabalho nas instituições de memória, instituições culturais e museus: a formação de profissionais aptos a gerenciar a informação sobre os acervos digitais dessas instituições objetivando construir a presença das instituições culturais e de memória na Internet.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Fonte: PUC-SP