Museu da Obra Salesiana tem inscrições para curso de conservação de têxteis

Os interessados em participar do curso de extensão “Iniciação à conservação de têxteis”, promovido pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, têm até o dia 21 de junho para se inscrever.

Realizado no Museu da Obra Salesiana do Brasil, aos sábados, de 6 a 27 de julho, das 9h às 14h, a atividade será ministrada  tem como objetivo analisar a conservação dos têxteis nas suas diversas categorias e oferecer subsídios para a maior compreensão dos materiais e estruturas que os compõem, auxiliando a sua salvaguarda, conservação e também a sua catalogação. Além disso, busca identificar e atender de forma prática as três principais questões que norteiam o trabalho da conservação/restauração de têxteis: por que, o quê e como preservamos um objeto têxtil.

Voltado para profissionais e estudantes das áreas de museologia, conservação, restauração, moda, colecionadores que possuem acervos têxteis e interessados no campo da conservação e restauração em geral, o curso contará com aulas teóricas e práticas, sempre com a participação de tutores que farão a mediação e o acompanhamento do desempenho e da participação dos cursistas durante todo o curso.

O trabalho de preservação do objeto têxtil ainda é pouco conhecido no Brasil. Apesar de alguns avanços, há muito a ser feito por sua difusão e profissionalização. Entender o objeto têxtil como um documento passível de preservação, significa identificar em detalhes suas características técnicas (morfológicas, de construção e modelagem) e culturais (fins a que o objeto têxtil destina-se). Somente, então, o trabalho com o objeto têxtil pode ser delineado como aquele direcionado à sua conservação preventiva, conservação ou mesmo restauração.

Professores

Maria Adelina Pereira – possui graduação em Engenharia Química pelo Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros(1985), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas(1996), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo(2000) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Departamento Regional de São Paulo(1979). Atualmente, é professora do Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: têxtil, TI, Polo Têxtil de Americana.

André Maurício Bidolli – possui Bacharelado em Moda pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2009), formação em Conservação e Restauração em sua Interdisciplinaridade Museal (2017) e também Documentação e Registros Gráficos e Fotográficos de Acervos (2016) pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo – Instituto Cultural Arte Sacra. Curso de “Camiseiro Sob Medida”, pela Associação dos Alfaiates e Camiseiros do Estado de São Paulo (2015) e “Alfaiataria Clássica”, pelo Atelier Escola de Alfaiataria Maison Hirt (2015). Foi docente de Moda e Vestuário nas instituições SENAI Professor João Baptista Salles (2013 a 2014), SENAC Piracicaba (2012 a 2013) e da disciplina de Artes Plásticas na Educação Básica II (2008 a 2011) pela Diretoria de Ensino de Americana – SP. Atua profissionalmente no Desenvolvimento Criativo de Moda, com destaque para concepção da costura e na Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural, com foco em Imaginária Sacra, Pinturas Murais (Artísticas e Decorativas), Conservação e Restauração de Têxteis, Prospecção Estratigráfica e Exploratória, Reintegração Cromática, Documentação e Registro de Acervos.

SERVIÇO

Curso de extensão “Iniciação à conservação de têxteis”

Sábados, de 6 a 27 de julho

Das 9h às 14h

Inscrições até o dia 21 de junho pelo unisal.br/cursos/iniciacao-conservacao-de-texteis.

Museu da Obra Salesiana do Brasil

Alameda Dino Bueno, 353, Campos Elíseos, São Paulo/SP

Fonte: Museu da Obra Salesiana do Brasil