Projeto “À Roda dos Objetos”, em Itu, terá mais três edições em julho

O projeto “À Roda dos Objetos”, da museóloga Susana Costa Araújo, em Itu, volta para mais três edições. Duas delas ocorrem dia 25 de julho, uma pela manhã, na Irmandade do Asilo Nossa Senhora de Itu, e outra à tarde, na Vila Vicentina. No dia 27 do mesmo mês, o projeto ocorre à tarde no Centro de Convivência da Melhor Idade.

A iniciativa reúne quatro instituições museológicas de Itu – Museu da Música, Museu Arquivo Histórico, Museu da Energia e Museu Republicano – em parceria com entidades de apoio e convívio de idosos. A ideia é que os acervos dos museus sejam utilizados para o resgate da memória, discussões sobre sustentabilidade e impacto das tecnologias, além de se promover a interação entre os participantes.

No último encontro, dia 4 de julho, por exemplo, avós e netos juntaram-se no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itu para falar de memórias e museu, em parceria com o Museu da Energia.

“Personagens como o homem vagalume e o moleque do lampião foram levados extra muro e permitiram pensar como seria viver sem eletricidade. Além disso, a ação educativa, inserida nos encontros quinzenais, propôs a construção de uma lamparina, que despertou memórias da época do ‘querosene’ e discussões sobre meio ambiente, redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem”, contou Susana.

O projeto “À Roda dos Objetos” foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com o Edital ProAc nº 18/2016: “Concurso de apoio a projetos de difusão de acervos museológicos no Estado de São Paulo”.

Fonte: museóloga Susana Costa Araújo