Projeto de modernização do Museu da Energia de Salesópolis foi concluído

Aprovação em edital do ProAC garantiu a reforma

O projeto “Conservação Preventiva Telhados e Pintura – Espaços Expositivos (Espaço das Águas e Energia) e Recepção do Museu da Energia de Salesópolis” foi uma das iniciativas premiadas no Edital de 2020, “Modernização de Museus, Arquivos e Acervos” uma iniciativa do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

“Por meio deste projeto, a reforma nos espaços expositivos e recepção foi concluída. A conservação desses espaços é de extrema relevância na preservação do patrimônio histórico e cultural local”, explica Simone Villegas, Coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.

De acordo com Simone, as edificações do local passaram por restauro entre os anos 1999 e 2000, quando o Museu foi inaugurado. Durante as duas décadas seguintes, tiveram apenas reparos pontuais nas coberturas, reforçando a necessidade da obra neste momento. “Por isso foi tão importante essa reforma agora”, concluiu.

O Museu da Energia de Salesópolis está instalado na área da centenária usina hidrelétrica da cidade, construída a partir de uma demanda de mercado nas primeiras décadas do século XX pela necessidade de iluminação pública. Simone relata que a trajetória da usina e suas casas se conectam com as histórias de vida da população do município, o que promove um vínculo do indivíduo com a sociedade.

“Seu conjunto arquitetônico, formado pelas residências da época, foram adaptadas e transformadas nos espaços expositivos e de acolhimento ao visitante. Atualmente, esses espaços no museu têm a função de informar e educar por meio de exposições, atividades recreativas, teatro, oficinas etc. São ambientes que despertam a curiosidade, estimulam a reflexão e o debate, promovem a socialização e os princípios da cidadania”, finaliza.

Fonte: Fundação Energia e Saneamento