Projeto Colhendo Memórias faz apresentação especial para alunos de Centro Educacional de Pontal

Em comemoração ao Dia das Crianças, o projeto Colhendo Memórias realizará, em 16 de outubro, uma apresentação especial no Museu da Cana, em Pontal (SP), para os alunos do Centro Educacional Maria Mãe de Todos. As crianças e seus professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalhador rural do setor sucroenergético e ter contato direto com a cultura caipira por meio de teatro, música, roda de conversa, cantoria e outras atividades educativas.

Assim como os alunos do 4º ano do ensino Fundamental das escolas públicas de Pontal, que participam do projeto todas às quartas-feiras, desde 4 de setembro, os alunos do Centro serão recepcionados com um animado cortejo de boas-vindas. Logo depois, será a vez de assistir um teatro divertido e cheio de histórias baseadas naquelas vividas pelos antigos moradores do Engenho Central e cantar canções produzidas especialmente para o projeto. A visita será finalizada com a atividades educativas, brincadeiras, roda de conversa e cantoria. São esperadas cerca de 40 crianças, de 6 a 12 anos, por período (manhã e tarde).

Cristiane Patrícia Cardoso, professora do Centro Educacional destaca que o Colhendo Memórias tem papel fundamental no resgate e preservação da cultura do setor sucroenergético e também nas relações intergeracionais. “O projeto celebra a história das pessoas que nos trouxeram até aqui e também ensina às novas gerações a importância de preservar o patrimônio material e imaterial. Essa vivência será muito importante na formação dos nossos alunos, que também terão a oportunidade de compreender a relevância da cana-de-açúcar para a história do país”, comenta.

Para Josué Franco, secretário de Cultura de Pontal, a expansão do projeto para outro público é um ganho para estes estudantes. “Os alunos das escolas públicas estão adorando o projeto. Agora, outros alunos também terão oportunidade de participar e isso é maravilhoso. Agradecemos aos organizadores do Projeto por esta oportunidade de lazer e aprendizado às crianças de Pontal”, afirma.

Projeto Colhendo Memórias

Lançado em agosto, o projeto, que está em sua segunda edição, é realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal. Seu objetivo é preservar o patrimônio imaterial manifesto no Engenho Central e difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético. Todas as quartas-feiras, crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pontal participam de uma visita ao Museu da Cana, onde têm a oportunidade de um contato mais próximo com a cultura caipira. As visitas são precedidas de ações educativas em sala de aula, quando os alunos são apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar.

Fonte: Projeto Colhendo Memórias