Projeto beneficiado pelo Proac propõe passeios pelo cemitério judaico mais antigo de SP

O recém-lançado Guia de Visitação do Cemitério Israelita da Vila Mariana tem como objetivo apresentar cinco roteiros para visitar e conhecer o centenário Cemitério Israelita da Vila Mariana, um dos marcos da fundação da comunidade judaica paulista.

Escrito pelo historiador Roney Cytrynowicz, e editado pela Narrativa Um, o Guia possui incentivo do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC), por meio do edital voltado para a Produção e Publicação de Obras sobre Patrimônio Histórico e Cultural Material e Imaterial.

Os roteiros, com mapas e fotografias, apresentam diversos aspectos da imigração judaica do início do século 20 e da cidade de São Paulo e destacam detalhes da história do próprio cemitério, das sepulturas, das esculturas, dos símbolos, dos ornamentos e dos epitáfios, revelando tradições e curiosidades.

A partir de 120 túmulos escolhidos entre as mais de 5.500 sepulturas, também são retradadas a vida de pessoas que tiveram destaque nas artes, na cultura, ciência, economia e política, entre outras, como o pintor Lasar Segall, o arquiteto modernista Gregori Warchavchik, a escritora Tatiana Belinky, a artista plástica Felícia Leirner, o empresário Maurício Klabin que, em 1919, doou o terreno para a instalação do cemitério, e o casal Anna e David Kopenhagen, da célebre fábrica de chocolates.

Guia de Visitação do Cemitério Israelita da Vila Mariana

Autor: Roney Cytrynowicz

Fotografia: Laila Zilber Kontic

Editora Narrativa Um

Brochura, 176 páginas

Lançamento: Janeiro de 2022

Preço: R$ 50,00 – À venda na Livraria Sefer – www.livrariasefer.com.br

Recorde de investimento

Os cinco programas de fomento à cultura do Governo de São Paulo: ProAC Expresso Editais, ProAC Expresso Direto, ProAC Expresso LAB 2021, #JuntosPelaCultura e Difusão Cultural tiveram um saldo extremamente positivo, com recorde de inscrições, 47.166 proponentes nos 63 editais e chamadas públicas, mais de 6 mil projetos apoiados e 361 municípios atingidos, sendo 58,7% no interior. Foi o maior investimento já realizado pelo Governo de São Paulo: R$ 204,5 milhões.

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa