Programação: Julho2013 – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

“Revolução Constitucionalista de 1932”
Exposição Temática do Acervo

Período: 02/07 a 28/07

Curadoria e Montagem: Equipe do Museu H. P. Prudente de Moraes

Em comemoração aos 81 anos da Revolução de 1932, o Museu H. P. Prudente de Moraes e a Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC (Núcleo Voluntários de Piracicaba) realizam a exposição temática do acervo “Revolução Constitucionalista de 1932”.

A mostra contará com diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas e que pertencem ao acervo do Museu. Serão expostas imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos que, atualmente, guardam a memória de pessoas que contribuíram para que nosso país alcançasse uma Constituição mais justa e igualitária.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC (Núcleo Voluntários de Piracicaba).

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes.
Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9h às 17h.
Informações: (19) 3422-3069 / 3432-2148.
Entrada gratuita!

Exposição Virtual “1932 – Acervos e Memórias” do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu H. P. Prudente de Moraes colabora, com objetos de seu acervo, com a Exposição Virtual realizada pelo “Museu da Imigração do Estado de São Paulo” sobre a Revolução de 1932.

No site é possível encontrar o mapa das instituições que abrigam o acervo, galeria de fotos, a história da Revolução e temas relacionados, os locais dos combates, dentre outras informações.

Visitem a exposição acessando o site: http://www.museudaimigracao.org.br/1932/

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Sarau Musical com o Grupo “Água de Vintém”

Dia: 28/07 (domingo)
Horário: 10h

O Museu H. P. Prudente de Moraes oferece ao público o Sarau Musical com o Grupo “Água de Vintém”.

O Grupo é hoje um dos principais representantes do choro em todo o Estado de São Paulo, possuindo um extenso currículo de shows importantes e participações em eventos de referência do gênero.

Os músicos Vitor Casagrande (bandolim e violinha tenor), Saulo Ligo (cavaco), Paula Borghi (violão), Guilherme Soares (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro) unem o trabalho de pesquisa e interpretação de grandes compositores de choro a uma sólida produção autoral.

O “Água de Vintém” leva ao público um panorama completo do universo do choro, com composições inéditas, obras pouco divulgadas dos maiores nomes do gênero e os clássicos imortais que nunca saem de moda. Com muito balanço e refinamento, as melodias passeiam entre solos de bandolim, violinha tenor e violão, além das serestas e sambas cantados pelos integrantes.

O show fará parte de uma série de apresentações que serão realizadas para o lançamento do primeiro disco do grupo e contará com a união das músicas do álbum a um apanhado de obras de grandes mestres do choro, além de sambas e serestas cantados.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Grupo “Água de Vintém”.

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes – Auditório Helena Rovay Benetton.
Informações: (19) 3422-3069 / 3432-2148.
Entrada gratuita!

Visita Guiada e Ações Educativas

Período: de terça a sexta-feira

Durante o mês de julho serão desenvolvidas atividades educativas relacionadas ao tema “Revolução de 1932”, além das atividades contemplando a temática da Instituição, que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal e estadual (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes.
Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9h às 17h.
Informações: (19) 3422-3069 / 3432-2148.
Entrada gratuita!