Programação do Dia da Consciência Negra – Interior

NegraSecretaria da Cultura do Estado também apóia as comemorações do Dia da Consciência Negra em várias cidades do interior paulista. Jundiaí, por exemplo, recebe a africana Fanta Konatê (foto)

A Secretaria da Cultura do Estado promove a partir desta semana uma grande comemoração em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Além dos shows e exposições na capital, cidades do interior e litoral paulistas também contarão com programação especial, realizada em parceria com as Prefeituras envolvidas. Entre os destaques, Graça Braga (foto), a africana Fanta Konatê, Fernando Ébano, Bukassa Kabegele e Banda Booka Mutoto – tudo gratuito!

Araraquara recebe a intérprete e compositora Graça Braga, para um show especial, repleto de samba de raiz e atual, marcando o encerramento da Marcha da Consciência Negra, no Centro de Eventos de Araraquara (CEAR), dia 20 (quinta). As personalidades femininas passam também pela cidade de Jundiaí, com show da cantora e bailarina guineana Fanta Konatê, dia 20 (quinta), para o encerramento da Virada Negra da cidade. A artista apresenta a musicalidade das tradições africanas, utilizando o djembê, um tambor milenar.

No dia 21 (sexta), São Vicente sedia o Tributo a Tim Maia, que acontece junto com o evento Troféu Zumbi dos Palmares, que premiará as personalidades negras de destaque no município, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica, às 20h. O show é interpretado por Fernando Ébano e Maria Nascimento.

Bukassa Kabegele e Banda Booka Mutoto são mais um destaque da programação deste ano. Os músicos se apresentam em Barretos, dia 21 (sexta), com o show Pé na África, que foca no olhar positivo à África, além de ressaltar suas influências do continente e desdobramentos na cultura brasileira.

Assis, São Carlos, Andradina, Rio Claro, Franco da Rocha e São José do Rio Preto também terão atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Em Santos, o Museu do Café promove duas oficinas culturais no dia 19 (quinta). Às 13h, a contação de história “Olhares e Contos de Matrizes Africanas”, baseada no livro “Betina”, da escritora Nilma Santos, abre o diálogo para o tema conscientização do cabelo e do corpo. Será promovida a oficina “Artes Visuais”, que propõe enxergar o corpo de forma diferente a partir da experimentação do desenho, da pintura e do recortar e colar. Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner também programou uma atividade especial. O projeto “Contar e Viver o Brasil Afro”, dia 20, às 9h, promove duas oficinas simultâneas por toda a área externa do Museu: tambores (ministrada por Flavio Itajubá, mestre do grupo) e dança-afro (ministrada por Adalgiza Américo).

Já o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã, promove palestras sobre a beleza negra, o trabalho escravo no Brasil, a cultura africana e o Candomblé. Para fomentar os assuntos, todas as rodas de conversa contarão com convidados especiais como Mariza Silva, membro da ONG Umont, Mário Vieira dos Santos, Fiscal do Trabalho aposentado e presidente do COMTUR (Comissão Municipal de Turísmo), entre outros.

Confira aqui a programação completa do feriado da Consciência Negra no interior.

Na Capital
Quem preferir aproveitar o feriado para visitar a capital, também poderá aproveitar as atrações culturais preparadas pela Secretaria da Cultura do Estado em homenagem à Consciência Negra.

Os museus estaduais também terão programação especial. No Museu Afro Brasil destaque para a apresentação musical do grupo Vana Kembo, formado por cinco congoleses (dia 20, às 10h). Também se apresenta gratuitamente a americana Toni Blackman, acompanhada pela DJ Simone Lasdenas. Na Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Museu do Futebol, Museu da Imagem e do Som (MIS) e muito mais, o público também confere atividades exclusivas em comemoração à data.

A programação completa está disponível no site oficial da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.sp.gov.br 

Museu do Café – Santos
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h | domingo, das 10h às 17h
Local: R. XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
Fone: (13) 3213-1750
Ingressos para visitação: R$ 5 (estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada)
www.museudocafe.com.br

Museu Índia Vanuíre
Funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 18h.
Agendamento de grupos e excursões: (14) 3491-2202 e (14) 3491-2333, de terça a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro – Tupã (SP)
Tel.: 14 3491-2202
http://www.museuindiavanuire.org.br/

Museu Felícia Leirner
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão-SP
Informações e agendamento: (12) 3662-6000