Confira a programação de março/2013 do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Programação de março/2013

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

(Tupã)

 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

“Índio No Museu”

Data: 1/3/2013

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o museu estende para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia do Índio. Neste mês (1/3), o convidado é Ranulfo de Camilo. Ele estará disponível para conversar com os visitantes sobre como vivem os índios Terena na Terra Indígena de Icatu.

Local:Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

“Museu e Cidadania”

Data: 6, 13, 20 e 27/3/2013

Todas às quartas-feiras, o museu recebe os pacientes da Clínica Dom Bosco para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível. A ação tem como objetivo a inclusão social de pessoas com deficiência. Em março, a instituição dará início a atividades recreativas reflexivas temáticas, explorando os hábitos e costumes indígenas e não indígenas, bem como suas semelhanças e diferenças, proporcionando aos participantes momentos reflexivos e descontraídos, buscando sempre a interatividade sociocultural do grupo.

Local:Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

“Em Cartaz no Museu”

Data:27/3/2013

Para que novas gerações reconheçam a contribuição e influência de diversos grupos para a construção da sociedade brasileira, o Museu Índia Vanuíre apresenta, na última quarta-feira de fevereiro (27/3), um vídeo-documentário, seguido por um debate. O material selecionado para a exibição é “Uma Outra História” da série Índios no Brasil, produzida pela Vídeo nas Aldeias. Neste episódio, lideranças indígenas de diversas etnias discutem as teorias sobre o Descobrimento do Brasil.

Local:Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: 10h e 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

PROJETO

Workshop para Professores

Serão desenvolvidas atividades reflexivas para articulação de professores do ensino fundamental da rede pública. A ação tem como objetivo de discutir a educação – ora na escola, ora no museu – e formas de atuação conjunta entre os educadores da instituição cultural e os professores, em busca de um crescimento mútuo.

Local: Departamento Municipal de Ensino

OFICINA

“Como Funciona um Museu”

Data: 20/3/2013

A atividade será realizada em uma escola de Tupã e consistirá em um exercício prático de documentação museológica. Os participantes da atividade irão catalogar uma peça observando alguns aspectos, como denominação do objeto, descrição sumária, materiais e técnicas empregados na criação das peças, avaliação de estado de conservação, além de noções de acondicionamento e embalagem.

Local:Escola Estadual Luiz de Souza Leão (Rua Cecy Cesar Lopes Torres, 102 Pq. Maria Cristina Tupã/SP)
Horário: das 9h às 9h40 e 10h40 às 11h30
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Harald Schultz – Fotógrafo Etnógrafo

Período: março

A exposição “Harald Schultz – Fotógrafo Etnógrafo” reúne fotografias tiradas durante quase 30 anos pelo antropólogo Harald Schultz durante expedições por diversos grupos indígenas brasileiros.  As imagens selecionadas fazem parte de uma coleção composta por 1.127 slides do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e destacam aspectos relativos à estética obtida com a ornamentação do corpo com pinturas e adornos, sobretudo os plumários.

Local:Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita