Programação de maio da Pinacoteca de São Bernardo do Campo traz exposições e workshops gratuitos

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP) traz uma programação variada e gratuita em maio, com exposições e workshops para adultos e crianças.

Quem for ao local até o dia 11 de maio, poderá conferir os últimos dias da exposição “Amaro”, de Marcela Amaro.  Entre paixões por pintura e algumas aulas de artes, a arquiteta e artista se viu tomada de expressão e inspiração capazes de tocar e transcender as pessoas, usando linhas sobrepostas por seu pincel. Sua admiração pelo feminino surge em formas orgânicas, que remetem à sutileza e plenitude da alma da mulher.

“Metamorfose” é a exposição de arte cerâmica que reúne artistas com linguagens estéticas distintas em torno de um mesmo tema: vida, mudança, esperança. Grandes nomes da arte cerâmica contemporânea unidos a jovens artistas mestrandos e doutorandos das artes visuais. A mostra é um convite ao pensamento agudo, elaborado, que irá eclodir entre as simbologias e metáforas sugeridas. É uma reflexão sobre a natureza e os questionamentos existenciais, a complexidade e a fragilidade da vida humana. Com curadoria de Cibele Nakamura, a exposição estará em cartaz até o dia 07 de junho.

Na exposição “Um Bom Encontro” a artista Mariana Vilela investiga as relações entre corpo, arquitetura e geografia, sobretudo os afetos por eles estabelecidos. Seu olhar volta-se para os lugares por vezes abandonados, inóspitos e em ruínas pelos quais as pessoas passam todos os dias sem se darem conta. Lugares em processos de “desertificação”. Com este trabalho, que confunde os limites entre fotografia e performance, Mariana busca descobrir novas formas de entender e atuar nesses “desertos urbanos” e a possibilidade de trazer aos olhos a beleza da ruína. A visitação segue até o dia 15 de junho.

Workshops

“Construção de Bonecas” é o workshop ministrado por Priscila Leonel de Medeiros Pereira, no dia 9 de maio, das 14h às 17h30. Voltada para pessoas acima de 15 anos, serão disponibilizadas 20 vagas para este workshop.
Nele, a artista busca pensar na forma da escultura, principalmente, com
especial atenção às relações que se estabelecem entre as partes do corpo. Comum brincadeira com a imagem bidimensional, como uma ilustração ou uma fotografia e como essa conversão se dá quando ela ganha o mundo real, será feito um pequeno estudo do corpo humano, pensando na boneca como uma representação do humano na versão criança e, assim, como uma ilustração, a boneca é uma versão humana com mais liberdade de criança, com uma certa construção no que a coloca no mundo do imaginário e do lúdico. Para isso, serão dadas algumas características físicas.

O workshop “Que Chita Bacana!”, com Gaby Braun, será realizado nos dias 11, 18 e 25 de maio, das 10h às 13h. São 20 vagas e recomendação etária para pessoas acima de 15 anos.
Trata-se de um workshop de estamparia corrida com utilização de estênceis. Não há necessidade de saber desenhar, pois serão colocadas pranchas com desenhos à disposição do participante. O aluno recorta as flores, faz a composição e colore o projeto. A partir daí, será feito o pattern e o recorte no acetato para fazer a impressão, que será feita sobre tecidos de algodão, na medida de 1m2 x 1m2. Tecido derivado do chintz inglês e da
chita portuguesa.

Lilian Aparecida Tonelli Hypolito Monges ministra o workshop “Arte para Crianças”, nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio e 7, 14 e 28 de junho, das 14h30 às 16h30. Serão disponibilizadas 20 vagas para crianças a partir de 7 anos. Diversas atividades artísticas para a criançada, como práticas de desenho, pintura, colagem, carimbos, xilogravura, origami, customização utilizando materiais reciclados fazem parte do workshop.

SERVIÇO:

Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Rua Kara, 105, Jardim do Mar.

Informações: (11) 2630-9600

Exposições: Terça a sábado, das 9h às 18h (quarta, das 9h às 21h)

Workshop “Construção de Bonecas”

Dia 9 de maio, das 14h às 17h30

Workshop “Que Chita Bacana!”

Dias 11, 18 e 25 de maio, das 10h às 13h

Workshop “Arte para Crianças”

Dias 10, 17, 24 e 31 de maio e 7, 14 e 28 de junho, das 14h30 às 16h30.

Fonte: Pinacoteca de São Bernardo do Campo