Programa Saber Museu tem nova possibilidade de certificação

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), junto à EVG, está oferecendo certificação de 180h no Programa Saber Museu.

O Programa é composto pelos seis cursos EAD já lançados pelo Instituto, que tratam de temas afetos ao campo museal: planejamento, expografia, acessibilidade, conservação, documentação e inventário participativo.

Assim, aqueles que obtiverem o aproveitamento mínimo de 60% em cada um dos cursos, dentro do período máximo de 365 dias a partir da inscrição no primeiro curso, poderão obter, além dos certificados individuais, o certificado de 180h referente ao Programa.

O processo é simples, não há uma avaliação extra, além das já exigidas em cada curso, não é preciso fazer uma inscrição específica e não há custo para o participante. O certificado estará disponível automaticamente assim que o participante finalizar todos eles.

Público-alvo

A certificação do programa destina-se especialmente a profissionais que atuam ou que queiram atuar em museus ou com processos museais. Servidores públicos de qualquer esfera de Poder bem como cidadãos em geral podem realizar os cursos e o programa.

A ordem em que os cursos são apresentados foi estabelecida visando um melhor aproveitamento e compreensão do conteúdo. Por isso, o Programa sugere que os participantes a siga. Entretanto, isso não é obrigatório.

Os cursos oferecidos são:

1 – PLANO MUSEOLÓGICO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MUSEUS
2 – PARA FAZER UMA EXPOSIÇÃO
3 – ACESSIBILIDADE EM MUSEUS
4 – DOCUMENTAÇÃO DE ACERVO MUSEOLÓGICO
5 – CONSERVAÇÃO PREVENTIVA PARA ACERVOS MUSEOLÓGICOS
6 – INVENTÁRIO PARTICIPATIVO

Para acessar a página do Programa Saber Museu e se inscrever nos cursos gratuitos, clique aqui.

Fonte: IBRAM