PROGRAMA SABER MUSEU ESTÁ COM INSCRIÇÕES PARA O CURSO ON-LINE GRATUITO INVENTÁRIO PARTICIPATIVO

Estão abertas as inscrições para o curso Inventário Participativo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Uma sociedade fortalece sua identidade, sua capacidade de mobilização e o engajamento de seus cidadãos quando reflete sobre como deseja lembrar-se de si mesma, como imagina sua própria trajetória coletiva. A participação social para definir o que deve ser preservado enquanto patrimônio integra compreensões sobre território, convívio, pertencimento, memória e cidadania.

O inventário pode ser realizado a partir de um conjunto de técnicas sugeridas, que podem ser apropriadas para que os mais diversos grupos sociais estejam melhor equipados para representar a si mesmos. O curso destina-se a representantes de Pontos de Memória e de Pontos de Cultura, bem como a grupos ou comunidades que desenvolvam iniciativas de memória e museologia social.

Entretanto, qualquer cidadão com interesse no tema poderá realizá-lo. Seu conteúdo foi estruturado em quatro módulos:
Módulo I: Cultura, patrimônio e museus: conceitos e práticas.
Módulo II: Inventário Participativo: metodologias de identificação, registro e difusão do patrimônio cultural.
Módulo III: O uso da história oral na elaboração dos inventários participativos.
Módulo IV: Etapas para a elaboração de um inventário participativo.

No mesmo sentido, o Ibram produziu também a videoaula “Museus, Memória e Cidadania”, com o poeta, museólogo e professor Mário Chagas, assim como uma entrevista realizada por ele junto à ativista da memória Maria Abadia Teixeira, do Ponto de Memória da Estrutural (DF). Explorando múltiplas dimensões da memória e do patrimônio cultural, recuperando a história específica da luta pela permanência e pela memória em uma comunidade periférica do Distrito Federal, os vídeos somam-se ao curso de Inventário Participativo no intuito de estimular reflexões sobre conceitos e técnicas importantes para a pesquisa e a divulgação de história de cada comunidade.

Para se inscrever no curso, clique aqui.

Acesse a Videoaula “Museus, Memória e Cidadania” e a entrevista com Maria Abadia Teixeira.