Saber Museu abre inscrições para cursos à distância sobre Plano Museológico e para Fazer uma Exposição

Em 18 de janeiro os interessados também poderão se inscrever no curso Acessibilidade em Museus

Estão abertas as inscrições para os cursos “Plano museológico: planejamento estratégico para museus” e para “Fazer uma exposição”, desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades são ofertadas com carga horária de 40 e 20 horas respectivamente, na modalidade de Educação à Distância (EaD).

O curso Plano museológico: planejamento estratégico para museus” foi desenvolvido para responder à necessidade de capacitar o campo museal para a elaboração e implementação do plano museológico, exigência legal imposta a todos os museus, instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013.

O curso “Para fazer uma exposição tem foco na necessidade de oferecer orientações básicas e alguns recursos teóricos e metodológicos de concepção, planejamento, execução e avaliação de exposições. Assim, aborda diferentes recursos expográficos e concebe a exposição como ferramenta de comunicação, engajamento comunitário, reconhecimento de identidades e valorização da diversidade.

Os próximos cursos do Saber Museu já têm data marcada para a abertura de inscrições: “Acessibilidade em Museus”, em 18 de janeiro, “Conservação”, em 18 de fevereiro, “Documentação”, em 18 de março e “Inventário Participativo”, em 18 de abril. Uma vez que estejam disponibilizados, os cursos ficarão permanentemente abertos a inscrições.

Mais informações e inscrições pelo https://sabermuseu.museus.gov.br/categoria/cursos/.

Fonte: Saber Museus