Programa Primeiro Museu: inscrições até 23/1/2015

Flyer 1

O Programa

O Programa Primeiro Museu oferece e propicia a qualquer município brasileiro a abertura de museus comunitários (virtuais e físicos) até então inéditos na localidade. A ideia é simples, mas se faz urgente: resgatar e preservar a memória das famílias moradoras para se construir um patrimônio cultural local.

Inédito no País, o programa é uma iniciativa do Instituto Cultural Ingá e do Museu da Família, instituição sediada em Maringá (PR) que oferece nacionalmente plataformas virtuais museológicas, além de um trabalho de consultoria para a abertura de museus físicos direcionados às comunidades e também para empresas privadas que se interessarem.

Lançada em 2014, a ideia já deu certo no Estado do Paraná, onde diversos municípios aderiram ao Programa Primeiro Museu graças ao apoio dos moradores, que buscam por meio da digitalização de fotos e documentos resgatar a história de cada uma destas famílias, o que consequentemente ajuda no resgate memorial e afetivo local, possibilitando assim o nascimento dos primeiros museus comunitários daquela cidade.

Faça parte do Programa Primeiro Museu

Clique Aqui e faça sua inscrição até 23/1/2015

 
Quem pode participar?

Poderão participar do Programa Primeiro Museu entidades politicas e comunitárias, como prefeituras, câmaras municipais, associações civis (sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas, dentre outros, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada. Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros. Dúvidas se o seu grupo pode participar? Entre em contato conosco, pelo e-mail contato@primeiromuseu.org.br ou por telefone: (44) 3025-1666.

Fonte: Site Primeiro Museu