Programa Ocupação Itaú Cultural apresenta Cartola

 

 1.ocupacaocartolaitau

 

De 17 de setembro e 13 de novembro de 2016, uma homenagem ao músico e compositor carioca Angenor de Oliveira (1908-1980), o Cartola. Autor de canções como “Alvorada”, “As Rosas Não Falam” e “O Mundo É um Moinho”, o artista tem sua trajetória narrada por meio de manuscritos originais, fotos e vídeos. A mostra conta com a curadoria compartilhada da equipe do Itaú Cultural e da cantora Fabiana Cozza.

 

Um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Cartola é dono de um repertório que ultrapassa os domínios do samba – e, como letrista, escreveu versos que invadem o campo da poesia. Gravou apenas quatro discos solo – o primeiro deles aos 66, seis anos antes de morrer –, mas legou centenas de canções, algumas compostas em parceria com nomes como Carlos Cachaça, Dalmo Castello e Elton Medeiros.

 

Além da exposição – que conta com fotos e vídeos de arquivo e manuscritos originais, entre outros conteúdos –, a Ocupação Cartola se desdobra em uma publicação impressa – com poemas inéditos do artista – e no site itaucultural.org.br/ocupacao, onde o público encontra textos e entrevistas em vídeo com parentes, amigos e parceiros do homenageado.

 

 

Serviço:

Ocupação Cartola

Local: Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – piso térreo – próxima a Estação Brigadeiro do Metrô

Data: 17 de setembro a 13 de novembro de 2016
Horário: terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

Telefone: (11) 2168-1777

Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

 

 

Fonte: Itaú Cultural
Foto: Acervo Museu do Samba