Programa de visitação aberta para profissionais de museus: Compartilhando cultura por meios digitais

A DutchCulture organiza um programa de visitantes públicos, convidando profissionais de museus de todo o mundo a se conectarem por meio do tema da digitalização

Em tempos de pandemia, os museus enfrentam períodos de fechamento ou redução de capacidade de visitantes, por isso, os meios digitais se tornaram canais essenciais de contato com o público. No campo da digitalização, existem inúmeras possibilidades, como uma exposição no Instagram como o projeto de arte queer on-line Through the Window. Para a DutchCulture, é vital permitir que os profissionais dos museus troquem ideias e conhecimentos para otimizar as soluções digitais. 

Para realizar isso, a DutchCulture organiza um programa de visitantes públicos nos dias 17 e 18 de junho, convidando profissionais de museus de todo o mundo a se conectar por meio do tema da digitalização em seu campo. Mais especificamente, o programa girará em torno de uma questão importante:  Como criar programas de museu digital que se destaquem, inspirem e se conectem com o público?  

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 09 de junho, clicando aqui.

No programa de visitantes on-line Compartilhando Cultura por Meio Digital, serão examinadas essa questão por meio de palestras, sessões de troca de conhecimento e apresentações das melhores práticas na Holanda. O principal objetivo é que os participantes aprendam uns com os outros e compartilhem conhecimento para se conectar com seus visitantes em um mundo digital.

O que esperar 

(Digital) encontros com colegas de todo o mundo; 

Troca de ideias, experiências e melhores práticas; 

Potenciais novas colaborações. 

Programa  
Foi criado um programa digital de dois dias dividido entre uma conferência e uma sessão de intercâmbio de conhecimento.

17 de junho

Dia da Conferência: apresentações e palestras por profissionais de museus na Holanda. 
Por exemplo, o Museu Van Gogh compartilhará sua experiência na criação de um museu virtual. O Het Nieuwe Instituut, o Museu Groninger e vários outros museus também farão apresentações.  
 
Este primeiro dia concentra-se em sessões de encontro sobre diferentes assuntos no mundo dos museus virtuais. O dia termina com um resumo em que serão discutidos o que será explorado, em detalhes, no dia seguinte.  
 
18 de junho

Diálogo aberto e troca de conhecimento com os participantes. No segundo dia, os participantes terão escolhido uma organização/instituição na Holanda que corresponda aos seus interesses. Esta parte do programa será uma sessão de matchmaking individual, a pedido de cada visitante.  

Para quem 
Seja você um conservador, curador ou comerciante de museu, este programa de visitantes destina-se a profissionais de museus que procuram maneiras digitais inovadoras de compartilhar cultura. Observe que este programa não é apenas para profissionais que trabalham em museus estabelecidos. Curadores independentes e profissionais que trabalham em museus comunitários menores também são incentivados a participar. 

Os participantes devem ter atuado na área de museus, ter fluência em inglês, ser curioso sobre ferramentas digitais inovadoras usadas no setor de museus e entusiasmado em compartilhar ideias dentro deste tema. Também deve estar disposto a escrever uma avaliação sobre o programa de visitantes posteriormente. 

O programa de visitantes públicos é uma série anual de encontros organizados pela DutchCulture que se concentra na troca de conhecimento entre profissionais do setor cultural. O objetivo é promover uma cooperação internacional sustentável e redes mundiais de profissionais da cultura.  

Fonte: DutchCulture