MAE-USP está com inscrições abertas para pós-graduação em Museologia

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia – MAE/MAC/MP/MZ-USP. Vinte vagas estão disponíveis, com aulas tendo início no segundo semestre. Os exames de seleção começam a ser feitos dia 23 de abril.

O programa está estruturado em três linhas de pesquisa:

1) “História dos processos museológicos, coleções e acervos”: de caráter interdisciplinar, caracteriza-se pela problematização das dimensões de historicidade de museus, coleções e acervos, compreendidos como processos sociais de construção de memória, identidades e conhecimentos, por meio da musealização de objetos de variada natureza e origem.

2) “Teoria e método da gestão patrimonial e dos processos museológicos”: análise e proposição de modelos de comunicação museais; análise e proposição de estratégias de planejamento e gerenciamento de bens patrimoniais e análise e proposição de instituições museológicas.

3) “Salvaguarda do patrimônio cultural e coleções museológicas”: linha de pesquisa caracterizada pela transdisciplinaridade, uma vez que coleções museológicas ou, no sentido mais amplo, o patrimônio cultural material em suas várias formas envolve diferentes tipos de materiais, para as quais a salvaguarda depende largamente não apenas de abordagens investigativas complementares, mas também da compreensão de que novas estratégias, baseadas em contextos específicos (composição química, tipo de microambiente etc) devem ser consideradas.

As inscrições deverão ser realizadas no balcão do Serviço de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, localizado na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

Para saber todos os detalhes, confira o edital AQUI.

Fonte: MAE-USP