Programa Cinematographos de estudos de cinema está com inscrições abertas

Até o dia 23 de junho, a Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo, estará com inscrições abertas para o primeiro ciclo do Programa Cinematographos, que será realizado entre agosto e novembro deste ano.

O Núcleo Cinematographos, que tem realizado cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes desde 2011, valeu-se de sua experiência para elaborar o programa Cinematographos de Estudos de Cinema. De caráter formativo, com frequência anual, a fim de oferecer ao aluno (leigo ou com alguma experiência na área), uma abordagem dinâmica que lhe permita compreender a execução de tarefas ligadas ao cinema, bem como pensar a estética dessa arte de maneira crítica, aliando teoria e prática.

O programa organiza-se em dois eixos: o primeiro, de informação teórica, abrange aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema, além de um breve seminário de Crítica Cinematográfica; o segundo, voltado à prática, é composto de workshops intensivos. A primeira edição do Programa, planejado para uma duração de quatro meses, acontecerá no segundo semestre de 2019.

Os interessados em participar devem preencher a Ficha de inscrição 2019 e enviá-la, juntamente com uma carta de intenção e currículo para o e-mail contato@casagilhermedealmeida.org.br. Taxa única de matrícula: R$ 200.

Não é necessário que o candidato tenha familiaridade prévia com questões teóricas ou práticas do cinema, mas é desejável que tenha interesse em desenvolver uma consciência crítica acerca das áreas que compõem o universo cinematográfico.

Processo de seleção

A seleção será feita com base no currículo do candidato e em sua carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o programa.

Composição da grade curricular

Os inscritos deverão somar no mínimo 75% de presença em cada disciplina do curso.

O aluno será constantemente avaliado por sua participação em sala de aula, bem como pela realização de atividades propostas pelos professores.

Para quem cumprir os quesitos apresentados, será emitido um Certificado de Conclusão do programa. Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.

Cronograma do processo de seleção e dos períodos de matrícula 

1/7 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

de 2/7 a 9/7 – Os candidatos deverão enviar um e-mail para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br, confirmando a aceitação da vaga e deverão realizar depósito ou transferência bancária (Banco do Brasil – Agência: 6998-1 – conta corrente: 7878-6 – CNPJ Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.: 00.894.851/0001-25) e se matricular no programa, mediante pagamento da taxa única de matrícula.

7/8 – Início das aulas.

Serão concedidas cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

O programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

Eixo de teoria e informação

História do cinema – Módulo 1

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de agosto e 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 19h às 21h

A primeira parte dos estudos de História do cinema abordará o contexto da criação do filme, a exploração criativa dos primeiros realizadores, de Meliès a Griffith, passando pelo cinema de vanguarda, até meados dos anos 1940.

História do cinema – Módulo 2

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro e 6, 13 e 27 de novembro, das 19h às 21h

Em continuidade ao estudo cronológico do cinema, o módulo abordará o surgimento do cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague, bem como suas reverberações no cinema mundial. Além disso, haverá um estudo sobre as estéticas autorais no cinema comercial, tais como a Nova Hollywood e a retomada do cinema brasileiro.

Teorias do cinema – Módulo 1

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 8, 15, 22 e 29 de agosto e 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 19h às 21h

O aluno terá contato com os principais autores que pensaram a estética e a mecânica do fenômeno cinematográfico sob vários ângulos. De Hugo Munsterberg, passando por Eisenstein e Vertov, até Siegfried Kracauer, o módulo versará sobre o nascimento da teorização cinematográfica calcada na psicologia, nas artes visuais e no contexto sociocultural europeu das primeiras décadas do século 20.

Teorias do cinema – Módulo 2

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro e 7, 14 e 21 de novembro, das 19h às 21h

Dando continuidade ao anterior, este módulo abordará teorias do realismo no cinema, tal como o denominou André Bazin, e seguirá adiante com trabalhos formulados por Jean Mitry e por teóricos contemporâneos, como Jacques Aumont.

Crítica cinematográfica

Por Donny Correia

Sábado, 1 de dezembro, das 11h às 17h

Oficina intensiva que visa a abordar questões da teoria e da prática da escrita reflexiva sobre o cinema. O aluno poderá praticar o conhecimento acumulado nas aulas de História e Teoria redigindo breves ensaios críticos.

Eixo de prática

Workshops temáticos

Nestes minicursos intensivos, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme e poderá obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos estudos propostos. A ideia é abordar cada assunto num formato de Master Class, em que serão propostos alguns exercícios introdutórios imersivos. Em 2019, serão oferecidos os seguintes conteúdos, uma vez ao mês, entre agosto e novembro.

Roteiro para cinema

Por Franthiesco Ballerini

Sábado, 10 de agosto, das 11h às 17h

Produção para cinema

Por Well Darwin

Sábado, 14 de setembro, das 11h às 17h

Direção de atores

Por Larissa Figueiredo Mendes

Sábado, 21 de outubro, das 11h às 17h

Direção de fotografia para cinema

Por Nicole Samperi

Sábado, 23 de novembro, das 11h às 17h

Quem são os convidados

Antonio Carlos Sandoval é graduado em Cinema e trabalha na área de produção cultural há oito anos. Foi é assessor cultural do Consulado de Israel em São Paulo. Atualmente, é produtor freelancer de shows para bandas internacionais alternativas e ministra diversas palestras e cursos na área do audiovisual.

Donny Correia é mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. É crítico de cinema e pesquisa as relações dele como a evolução das vanguardas históricas na arte. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR) e Revista CULT. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Seu mais recente livro é a coletânea de ensaios Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (2018).

Franthiesco Ballerini é jornalista e mestre e doutorando em Comunicação Social. Trabalhou no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura, foi editor do caderno “Divirta-se”, edição interior, e exerceu, também, a função de repórter e crítico de cinema. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015).

Larissa Figueiredo é cineasta e professora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na França; e Artes Visuais/Cinema na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes e Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem, teve sua estreia mundial no 44º Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. Larissa é sócia diretora da Cazumbá Filmes, produtora independente e distribuidora, que conta entre seus trabalhos recentes com a produção do episódio Saudade, que integra a série O Som e o Tempo, junto com o Canal Brasil e a Dezenove Som & Imagens; e o longa-metragem A Casa de Lucia (2017), de João Marcelo e Lucia Luz.

Nicole Sampierié diretora de fotografia formada em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Fez a direção de fotografia do curta-metragem Duas Vidas para Antonio Espinosa, pelo qual recebeu menção honrosa na categoria de Melhor Fotografia de Escolas de Cinema e Audiovisuais no Salón Internacional de la Luz, 2ª Edição, Bogotá, Colômbia. Se especializou em direção de fotografia na California State University of East Bay e workshops no International Center of Photography, Stein Produções e Maine Media Workshops. 

Raphael Cubakowic é montador e crítico de cinema. Além de experiência com roteiro e som de curtas-metragens, é responsável pela montagem de obras como Na Pista: Fragmentos de Uma Metrópole (vencedor do prêmio Filmworks Film Festival 2017 de melhor edição), Hora Extra e Pontos de Vista.  

Well Darwin é formado em História pela PUC-SP. Cineasta, sócio da DGT Filmes, realiza diversos projetos de longas e curtas. Entre as principais incursões no campo do audiovisual, destaca-se a participação na produção de Ralé (2015), de Helena Ignez.

SERVIÇO
Programa Cinematographos
Inscrições até 23 de junho
Os interessados devem preencher a Ficha de inscrição 2019 e enviá-la, juntamente com uma carta de intenção e currículo para o e-mail contato@casagilhermedealmeida.org.br.
Taxa única de matrícula: R$ 200.
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Perdizes, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 / 3803-8525

Fonte: Casa Guilherme de Almeida