Prince ClausFund abre Edital de Propostas de emergência para o patrimônio cultural ameaçado

Inscrições de propostas podem ser feitas até 31 de março

Pela segunda vez, o Fundo Prince Claus e a Fundação Gerda Henkel lançaram um edital de propostas especificamente voltado ao preparo para emergências do patrimônio cultural sob risco. Profissionais da cultura, instituições e ONGs locais podem apresentar suas ideias para medidas de preparação para emergências, a fim de proteger o patrimônio cultural tangível contra perigo agudo e perda irreversível em caso de desastre. 

As propostas podem ser enviadas em inglês, espanhol ou francês até as 17h do dia 31 de março, no fuso horário da Europa central. Em virtude disso, é recomendado o envio até o dia 30. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de solicitação de declaração de necessidade de preparação para emergências  e enviá-lo para offer@gerda-henkel-stiftung.de

Os candidatos receberão um e-mail de confirmação assim que a declaração for recebida. Os proponentes mais promissores serão convidados a enviar solicitações detalhadas no início de maio de 2020. O prazo para inscrições completas será estabelecido no final de maio de 2020. As solicitações completas receberão decisões finais até o final de novembro de 2020. Consulte os critérios de elegibilidade e como aplicar a preparação para emergências ao patrimônio cultural sob ameaça 2020.

Quando ocorre um desastre natural ou induzido pelo homem, os danos a museus, arquivos, sítios arqueológicos, bibliotecas e edifícios históricos costumam ser enormes. Quando faltam recursos e capacidades locais de resgate, o patrimônio tangível pode até ser perdido para sempre. Embora os desastres nem sempre possam ser previstos, os danos ao patrimônio cultural podem ser mitigados pela preparação para emergências.

O Prince Claus Fund, por meio de seu programa Resposta de Emergência Cultural (CER), e a Fundação Gerda Henkel, por meio de seus Patrimônios da Iniciativa de Financiamento, apoiam a proteção e preservação do patrimônio cultural em regiões em crise. Ambas as fundações têm um histórico de prevenção e minimização da perda de patrimônio cultural. Em 2019, elas lançaram, pela primeira vez, um convite conjunto para a preparação para emergências do patrimônio cultural sob ameaça. Foram aprovados nove projetos, com um valor total de cerca de 180.000 Euros. Seus escopos variam desde a preparação contra incêndio para museus e edifícios no Butão, Índia e Zimbábue, até planos de gerenciamento sustentável de técnicas tradicionais em caso de inundações no Quênia e o aprimoramento de redes de preparação para desastres e planos para museus e locais na Jamaica e Suriname. Para mais informações sobre os projetos, acesse o comunicado de imprensa sobre todas as iniciativas apoiadas em 2019 .

Esta segunda rodada de da Chamada de Solicitações conjunta visa a apoiar o desenvolvimento e a implementação de medidas mais preparatórias para edifícios, coleções e locais do patrimônio para protegê-las em caso de desastre. As Fundações incentivam as organizações a melhorarem sua preparação para emergências, implementando as lições aprendidas em incidentes anteriores. Atenção especial será dada às colaborações intersetoriais que fortalecem as redes e ao estabelecimento de estruturas locais para preparação para desastres e resposta a emergências. A convocação também visa a intensificar os esforços das Fundações em campo, conscientizar sobre sua importância e ilustrar como conceitos preventivos podem salvaguardar o patrimônio. 

Mais informações estão disponíveis aqui.

Fonte: Prince Claus Fund e Gerda Henkel Foundation