Primavera dos Museus: Museu do Café terá visitas técnicas, oficinas artísticas e programação infantil

Em 2019, o tema para a 13ª edição é “Museus por dentro, por dentro dos museus”

De 23 a 29 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizará a 13ª edição da “Primavera dos Museus”, ação que visa a fomentar a divulgação de instituições culturais. O Museu do Café (MC) integrará essa temporada com três atividades gratuitas, nos dias 24, 28 e 29.

Na terça-feira (24), o destaque será a visita às reservas técnicas localizadas no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, onde são preservadas peças e documentos históricos que compõem o acervo do Museu do Café. Quem tem interesse em conhecer esse aspecto da instituição poderá participar, de forma gratuita, às 9h30 e às 14h. Para reservar uma vaga é preciso entrar em contato com o setor educativo por meio do educativo@museudocafe.org.br.

Já no fim de semana (dias 28 e 29), o ilustrador e desenhista da escola Oficina de Artes, Osvaldo DaCosta, ministrará duas edições de um workshop de introdução de pintura em tela, baseado nas obras de Benedicto Calixto, localizadas no Salão do Pregão. A atividade terá início às 14h e o e-mail para inscrição, também gratuita, é inscricao@museudocafe.org.br.

Ainda no dia 29, a criançada conseguirá aproveitar a “Varandinha Pedagógica”, às 15h, com adesão grátis. Essa atração demonstra aos pequenos como é o cotidiano de pessoas que trabalham em um museu, abordando funções como as de arquivista e museólogo por meio de dinâmicas e ações lúdicas. Parar aderir, basta solicitar na bilheteria.

Serviço:

Visitas às reservas técnicas

Dia 24/09, às 9h30 e às14h

Inscrição gratuita pelo educativo@museudocafe.org.br.

Oficina de iniciação à pintura em tela

Dias 28 e 29/09, às 14h

Inscrição gratuita pelo inscricao@museudocafe.org.br

Varandinha Pedagógica

Dia 29/09, às 15h

Inscrição gratuita diretamente na bilheteria

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade. Gratuito aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café