Prêmio São Paulo de Literatura

Prêmio leva escritores finalistas ao interior de São Paulo. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. 
 
Pela primeira vez desde que foi criado, o Prêmio São Paulo de Literatura promoverá eventos com os escritores finalistas em cidades do interior do Estado, em um roteiro que inclui os municípios de Presidente Prudente (29/8), Araraquara (3/9), São Carlos (4/9) e Lençóis Paulista (5/9). A proposta destes encontros é possibilitar a aproximação entre leitores e autores, em bate-papos descontraídos sobre a literatura e o ofício da escrita. As inscrições são gratuitas e já estão abertas – confira no site oficial do Prêmio (www.premiosaopaulodeliteratura.org.br).
 
O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; trata-se do maior prêmio literário do Brasil em valor concedido aos vencedores – R$ 400 mil no total. As palestras com os escritores são uma forma de promover o estímulo à leitura. Além dos quatro encontros programados para o interior, outros três vão acontecer na Capital.
 
Para os encontros do interior, já confirmaram a participação os autores finalistas Luis Ruffato, Julián Fuks, Ana Mariano e Susana Fuentes. Ruffato concorre ao Prêmio na categoria Melhor Livro do Ano com seu romance Domingos sem Deus. Os outros três escritores estão listados na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, com os livros Atado de ervas (Ana Mariano), Luzia (Susana Fuentes) e Procura do Romance (Julián Fuks – citado como um dos 20 melhores escritores jovens brasileiros pela revista britânica Granta, lançada este ano).
 
As palestras acontecem sempre à noite, das 19h às 21h, em bibliotecas públicas ou espaços culturais – confira a programação completa abaixo.
 
Sobre o Prêmio
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008 como uma ação de estímulo à criação literária e incentivo à leitura, o Prêmio São Paulo de Literatura está em sua quinta edição. Entre 209 livros inscritos em 2012, 20 foram selecionados por um júri inicial como finalistas, sendo 10 em cada categoria: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. Os vencedores serão conhecidos no dia 24/9 em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa. Confira a lista completa de finalistas em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br
 
 
Programação: 
Presidente Prudente – com o escritor Julián Fuks
29/8 (quarta-feira) | 19h às 21h
Centro Cultural Matarazzo | Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes
 
 
Araraquara – com os escritores Luiz Ruffato e Ana Mariano
3/9 (segunda-feira) | 19h às 21h
Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade | Rua Carlos Gomes, 1729, Centro
 
 
São Carlos – com os escritores Luiz Ruffato e Ana Mariano
4/9 (terça-feira) | 19h às 21h
Anfiteatro Bento Prado Júnior – Paço Municipal | Rua Episcopal, 1575
 
 
Lençóis Paulista – com os escritores Ana Mariano, Luiz Ruffato e Susana Fuentes
5/9 (quarta-feira) | 19h às 21h
Espaço Cultural Cidade do Livro | Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 284, Centro
 
Evento Gratuito. Requer inscrição prévia
Informações: www.premiosaopaulodeliteratura.org.br | (11) 3155.5444
 
Fonte: Assessoria de imprensa – SEC