Pontos MIS integram a programação da Virada Cultural Paulista 2016

Projeto do Museu da Imagem e do Som de São Paulo participará, pela terceira vez consecutiva, da programação da Virada Cultura Paulista, levando exibições de longas e curtas-metragens para 11 municípios do interior paulista.

A 10ª edição da Virada Cultural Paulista, considerada um dos maiores eventos culturais do Governo do Estado de São Paulo, contará com a participação do programa de circulação e difusão audiovisual Pontos MIS. Este é o terceiro ano consecutivo no qual o Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo se une para realizar ações em municípios que integram o programa.

Com o intuito de democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de público e o estímulo à produção local, a programação inclui filmes nacionais como Vips, de Toniko Melo; O Menino e o Mundo, de Alê Abreu; e os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias, além de clássicos internacionais como O Mercador de Veneza; de Michael Radford e sucessos recentes como Frances Ha, de Noah Baumbach.

As cidades do interior da capital paulista que receberão a programação são Araçatuba, Botucatu, Caraguatatuba, Ilha Solteira, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté:

Dias 14 e 15 de maio

Botucatu
Espaço Cultural Dr. Antônio Gabriel Marão
Secretaria da Cultura
Av. Dom Lúcio – Centro
Botucatu/SP – CEP 18602-092

Registro
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados
(Próximo à Escola Alberto Bertelli)
Rua Guaracuí, s/nº – Vila Nova
Registro/SP – CEP 11900-000

São João da Boa Vista
Theatro Municipal de São João da Boa Vista
Praça da Catedral, 22 – Centro
São João da Boa Vista/SP – CEP 13870-009

Sorocaba
Barracão Cultural
Avenida Afonso Vergueiro, 310 – Centro
Sorocaba/SP – CEP 18010-320

Taubaté
MIS Taubaté
Av. Tomé Portes Del Rey, 761 – Jd. Ana Emília
Taubaté/SP – CEP 12070-610

Dias 21 e 22 de maio

Araçatuba
Teatro Paulo Alcides Jorge
Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº – Higienópolis
Araçatuba/SP – CEP 16010-280

Ilha Solteira
Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato
Praça dos Paiaguás, 135, mod 3 – Centro
Ilha Solteira/SP – CEP 15385-000

Marília
Sala de Projeção Centro Cultural Municipal
Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro
(entrada pela Avenida Rio Branco)
Marília/SP – CEP 17501-443

Presidente Prudente
Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes
Presidente Prudente/SP – CEP 19030-000

Dias 28 e 29 de maio

Caraguatatuba
Videoteca Lucio Braun (MACC)
Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Caraguatatuba/SP – CEP 11660-150

Mogi das Cruzes
Centro Cultural de Mogi das Cruzes
Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 – Centro
Mogi das Cruzes/SP – CEP 08710-020

Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Seu acervo conta com mais de 200 mil itens como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições de grande sucesso, como Stanley Kubrick, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição e O mundo de Tim Burton, o MIS possui uma programação cultural diversificada, que conta com eventos regulares como a Maratona Infantil voltada para crianças, Notas Contemporâneas e Estéreo MIS (música) e Cinematographo (cinema). Também abre espaço para novos artistas, que, por meio de convocatórias, podem exibir seus trabalhos dentro de programas como Cine MIS, Nova Fotografia e Dança no MIS.

Desde 2011, sob a gestão de André Sturm, o Museu tem se destacado no cenário cultural paulistano, recebendo reconhecimento da crítica e do público. Em 2015 foi eleito a Atração do Ano pelo Guia 4 Rodas e figurou na lista do Instagram dos seis lugares em São Paulo mais compartilhados na rede social. Em 2014, foi apontado pelo Google como segundo colocado entre os lugares mais procurados em São Paulo. No mesmo ano, a instituição foi a quarta colocada na lista dos lugares mais populares para os brasileiros segundo retrospectiva do Facebook. Ainda em 2014, foi o museu mais visitado de São Paulo, recebendo 603.197 pessoas.

Histórico
Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

O programa ocorre em parceria com as Prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões.

No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas. Em breve, será divulgada a programação dos palcos internos.

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Horário de funcionamento
Terças a sextas, das 10h às 21h; sábados, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h
A venda de ingressos para as exposições encerra-se uma hora antes do término do horário de visitação.
Às terças o ingresso para as exposições é gratuito. O ingresso para as exposições do térreo e do acervo é gratuito. Menores de cinco anos não pagam.
O MIS conta com acesso e elevador para cadeirantes e estacionamento conveniado (R$ 15) e valet (R$ 18).

Fonte: SEC | Núcleo