Podcast sobre novelas brasileiras é novidade na programação do #MISemCasa

Toda quinta-feira, o público poderá ouvir um novo episódio de “Isso só acontece em novela”, que aborda cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. 

Mais uma novidade na programação do #MISemCasa – campanha de conteúdo virtual do MIS. Agora, o público pode conferir “Isso só acontece em novela”, que semanalmente abordará as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo museu que, em 2019, criou a série Musicais no Cinema, derivada da megaexposição de mesmo nome. O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link.

Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o podcast “Isso só Acontece em Novela” fará análises críticas referentes ao universo da telenovela brasileira, além de discutir a importância dessas narrativas no cenário audiovisual do país. A cada episódio, o pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire realizam estudos de casos de obras que adentraram o imaginário nacional e que, de alguma forma, refletiram as contradições do Brasil no momento em que foram exibidas. Novelas de grande repercussão, desde os anos 1960 até os tempos atuais, ganham análise dos especialistas – tais como Pantanal, Selva de Pedra, O Clone, Senhora do Destino e Roque Santeiro.

Programação completa

T1EP1. (30 de ABRIL) Por que falar de telenovela?

T1EP2. (7 de MAIO) A telenovela na década de 1960: 2-5499 Ocupado, O Direito de Nascer e Beto Rockfeller;

T1EP3. (14 de MAIO) A telenovela na década de 1970: Selva de Pedra, O Bem-Amado e Dancin’ Days;

T1EP4. (21 de MAIO) A telenovela na década de 1980: Roque Santeiro, Vale Tudo e O Salvador da Pátria;

T1EP5. (28 de MAIO) A telenovela na década de 1990: Pantanal, A Próxima Vítima e Por Amor;

T1EP6. (4 de JUNHO) A telenovela na década de 2000: O Clone, Senhora do Destino e Vidas Opostas;

T1EP7. (11 de JUNHO) A telenovela na década de 2000: O Clone, Senhora do Destino e Vidas Opostas;

T1EP8. (18 de JUNHO) Outros formatos da ficção televisiva brasileira: séries e minisséries.

Sobre os especialistas

Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Atualmente cursa doutorado em Comunicação na ECA-USP e é pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN-ECA-USP).

Raphael Scire é jornalista, roteirista e crítico de novela do site Notícias da TV (UOL). Também é autor de Crimes no Horário Nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu.

Fonte: MIS