PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É TEMA DE CURSO DO PROGRAMA SABER MUSEU

Atividade gratuita é oferecida na modalidade de ensino à distância

O curso Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus” foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2018 e faz parte do Programa Saber Museu. Com carga horária de 40 horas/aula, as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A atividade surgiu a partir da necessidade de capacitar o campo museal para a elaboração e implementação do plano museológico, exigência legal imposta a todos os museus, instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013.

O plano constitui uma ferramenta de planejamento estratégico orientado especificamente para os museus. Portanto, ele atende as especificidades das atividades que envolvem a sua gestão, oferecendo subsídios para a elaboração do plano, apresentando conceitos de planejamento, gestão, diagnóstico, objetivos, elaboração de programas e projetos.

O público-alvo são profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus.

O conteúdo programático foi estruturado em quatro módulos: Módulo I: Importância do Planejamento Estratégico, Módulo II: Planejamento Estratégico e Gestão de Museus, Módulo III: Elaboração dos Programas e Módulo IV: Elaboração de projetos nos Planos Museológicos.

Fonte: Saber Museus