Pinturas medievais ganham releitura contemporânea em exposição na USP

Na Idade Média, era comum que as iluminuras (um tipo de pintura decorativa) ganhassem passagens bíblicas em suas ilustrações. A fim de fazer uma releitura contemporânea desse estilo, o escritor e designer gráfico Gustavo Piqueira desenvolveu novas peças que, ao invés das cenas da Bíblia, trazem imagens de armas, celulares, congestionamento e fast food.

As obras fazem parte de seu último livro, “Mateus, Marcos, Lucas e João”, lançado em outubro de 2014, e podem ser conferidas na exposição “INANIS – Iluminuras para o século 21”, em cartaz até 27 de fevereiro na Sala BNDES da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e na Livraria João Alexandre Barbosa, ambas na USP. A entrada é Catraca Livre.

inanis - divulgacao 4INANIS – Iluminuras para o século 21 (divulgação)

Três conjuntos completos — A a Z — de capitulares foram desenhados para o projeto. Além de painéis que exibem as letras capitulares, o processo de criação e a aplicação em frases, a mostra também traça um panorama da evolução gráfica da Bíblia, desde os primórdios do cristianismo até a descoberta da imprensa no Ocidente, no século 15. 

inanis - divulgacao 2-910x606NANIS – Iluminuras para o século 21 (divulgação)

 

Fonte: Catraca Livre