PinaFamília volta em março com entrada gratuita

Projeto que acontece todo segundo domingo do mês recomeça com novos jogos e atividades

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retoma o PinaFamília, projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) destinado a grupos familiares de todas as idades. A ação, que acontece todo segundo domingo do mês, desde 2014, retorna a partir do dia 12 de março das 11 às 15 horas no segundo andar da Pinacoteca Luz. A novidade é que a entrada no museu passa a ser gratuita nos dias de PinaFamília e que este ano o projeto conta com a distribuição de novos materiais educativos, bem como jogos, atividades e visitas mediadas.

No PinaFamília as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de processos educativos direcionados aos grupos familiares, estimulando a convivência deste público no museu.

Em 2017 os temas norteadores do PinaFamília serão os elementos da imagem – escala, textura e tom –  encontrados nas obras do acervo da Pinacoteca, especificamente nas exposições “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, “Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna” e “Vanguarda brasileira dos anos 1960”.

“Para essa nova fase do PinaFamília foram desenvolvidas ações tão diversas quanto seu público, que contemplam simultaneamente a diversidade etária e estimulam a interação intergeracional e que propiciam tanto a autonomia dos indivíduos, quanto processos de mediação”, explica Mila Chiovatto, coordenadora do NAE.

Para a edição de março, o PinaFamília vai disponibilizar para os interessados a Ilha de atividades, que apresenta propostas lúdicas e organizadas em estações que contemplam faixas etárias específicas.

Também será fornecido o guia de visita, material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu. Com texto acessível, lúdico e instigante, ele contém atividades programadas para interação das famílias. Os personagens criados para o projeto são os responsáveis por conduzir os visitantes, incentivando-os a encontrar obras nas exposições.

E o jogo PinaFamília, desenvolvido pelo NAE, que visa estimular a interação entre diversas faixas etárias, desenvolver a percepção, observação e argumentação lógica. Nele, os participantes associam textos e imagens, a partir das obras expostas, além de criar suas próprias imagens.

A partir do mês de abril, o PinaFamília contará ainda com o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas, criado por Hélio Ziskind. A apresentação reúne música, teatro e artes visuais.

 

SERVIÇO
Data: 12/03, domingo – Todo segundo domingo do mês
Horário: das 11h às 15h
Local: Pinacoteca (Átrio), 2º andar
Endereço: Praça da Luz, 2
Ingresso: Entrada Gratuita
Telefone:  (11) 3324-1000

A Pinacoteca de São Paulo fica em frente à estação Luz do Metrô e da CPTM e também possui estacionamento gratuito.

pinacoteca.org.br

 

Fonte: Assessoria de imprensa | Pinacoteca do Estado
Imagem: Divulgação