Pinacoteca Municipal de Bauru tem mostra fotográfica em 360° em comemoração ao seu aniversário

Em comemoração aos 125 anos do Município de Bauru, a Pinacoteca Municipal de Bauru recebe a mostra virtual em 360° Horizontes Internos, com fotografias de Marcia Gadioli, Rosa Esteves e Vera Albuquerque e texto curatorial de Vera d’Horta.

Para a exposição foram selecionadas fotografias que têm em comum a temática urbana e a memória.  Para acessar a mostra, clique aqui.

A fotógrafa Marcia Gadioli registra as mudanças ocorridas no bairro paulistano do Tatuapé e a destruição de um sobrado no bairro da Vila Mariana. Registros de uma cidade em permanente transformação urbana e acontecimentos com significativas repercussões pessoais.

De uma experiência de infância e das memórias que ficaram, Rosa Esteves produz imagens que aproximam distâncias, colocando em uma mesma cena espaços de diferentes lugares. Suas fotografias são “caleidoscópios oníricos que subvertem a realidade”.

A fotógrafa Vera Albuquerque, convidada em 1997 para fazer o making off de A cidade e suas histórias do Arte/Cidade, registrou os espaços abandonados da antiga Fábrica Matarazzo, na Avenida Francisco Matarazzo, e do Moinho Central, na Barra Funda, antes das intervenções dos artistas, fotografando o que restou desses antigos marcos da São Paulo fabril. Nesse caminhar ela vai contando outra história, cujo roteiro se alimenta mais de poesia do que da inóspita e gasta vida real.

Contribuem com a exposição: Lucas Faccin Basso (Captura em 360°) e Jeronimo Godeguezi (Cinegrafista).

 Fonte: Pinacoteca Municipal de Bauru