Pinacoteca Municipal apresenta trabalho do italiano Inos Corradin

obra1 Inos

Com cerca de 50 obras que retratam diversos períodos de criação do pintor, cenógrafo, gravador e desenhista italiano Inos Corradin, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, apresenta a exposição Universo Lúdico de Inos Corradin, com abertura no dia 4 de julho, às 19h30.

A mostra, que tem curadoria de Neusa Schilaro Scaléa e organização de Auderi Martins, traz pinturas, gravuras, esculturas e serigrafias do italiano. “Inos confirma a premissa de que a obra de arte é um feito bem resolvido. Demanda cultivar ideais, muito suor para pô-los em prática, alguns impropérios e labuta contínua”, afirma Neusa.

O objetivo da exposição é apresentar o trabalho de um artista contemporâneo, versátil, atuante, e com rico repertório de imagens. Uma das características de Corradin que merece destaque é a criação bastante personalista, fruto de sua criatividade.

Além da abertura, também será lançado no evento o livro O Sabor das Artes, que tem duas abordagens principais: primeiro, associar a sensibilidade artística, estética e visual à sensibilidade gustativa do fazer gastronômico. Em segundo lugar, o livro tem textos adequados a pessoas de baixa visão, com letras grandes, e também textos em braile para deficientes visuais que só podem ler através do tato. A participação do artista Inos Corradin se dá com obras bastante ilustrativas.

Sobre o artista – Inos Corradin nasceu em 14 de novembro de 1929, na cidade de Vogogna, na Itália. Em 1950, aos 21 anos, chegou ao Brasil, estabelecendo-se em Jundiaí (interior de SP). Após ter sido convidado para integrar o Atelier Cooperativa Politone, mudou-se para a Vila Mariana, em São Paulo. Tempos depois seguiu para a Bahia para trabalhar com o pintor Trindade Leal. Ao longo dos anos, Corradin levou sua obra para outros Estados brasileiros e também para o exterior, expondo na França, Alemanha e Estados Unidos.

A mostra seguirá em cartaz até 28 de setembro, com entrada gratuita e visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas na Fundação Pró-Memória pelo telefone 4223-4780 ou pelo email pinacoteca@fpm.org.br.