Pinacoteca Fórum das Artes recebe a mostra Hans Silvester: Vale do Rio Omo, o Povo e a Natureza

No sábado (dia 19), às 13h, a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu será palco da abertura on-line da exposição Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza, promovida pelo Museu Afro Brasil em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu.

Interessado pelas artes corporais, o fotógrafo alemão Hans Silvester encontrou, na fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, inspiração e matéria-prima perfeitas para seu trabalho.

Nessa região da África, onde povos vivem no mais profundo contato com a natureza, os povos Surma e Mursi conservaram grande parte de sua rica cultura e tradições históricas, graças a condições geográficas favoráveis que os protegem de influências exteriores. Foi neste local raro do globo que Hans desenvolveu uma série fotográfica mostrando alguns modelos nativos em poses de um naturalismo intenso. A noção do “corpo como paisagem” é um dos principais enfoques das imagens.

A série fotográfica joga luz sobre o modo de vida de povos que são quase inteiramente desconhecidos fora da África. A exposição também traz à tona discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.

Com entrada gratuita, a visitação acontece na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu até 31 de março de 2021, de quarta-feira a sábado, das 13h às 18h e deve ser agendada pelo número (14) 3811-1470.

SERVIÇO

Exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”

Abertura: 19 de dezembro de 2020, às 13h – abertura on-line pelo link: meet.google.com/yjc-xxzi-zom

Período: de 19/12/2020 a 31/03/2021.

Local: Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu (Rua General Telles, 1040 – Centro, Botucatu/SP)

Horário: de quarta-feira a sábado, das 13h às 18h.

Visitas agendadas: (14) 3811-1470.

Entrada: gratuita.

Fonte: Museu Afro Brasil