Pinacoteca divulga programação para o mês de fevereiro

A Pinacoteca de São Paulo divulgou a programação para fevereiro. Além da continuidade as mostras já em cartaz, destaque para a abertura da exposição “Tunga: Tríade Trindade”, no fim do mês. Há ainda atividades e visitas educativas para toda família. Confira:

Abertura
Tunga: Tríade Trindade, 24/02, às 11h, 1º andar – Pina_Luz

Essa é a primeira montagem de Tríade trindade, de Tunga, desde a incorporação da obra ao acervo da Pinacoteca, em novembro de 2016, por meio do programa de aquisições Patronos da Arte Contemporânea. Composta por uma estrutura de cinco metros de altura, com cerca de quatro toneladas de peso, o trabalho reúne as forças energética e simbólica que particularizam a produção do artista no contexto internacional: por sua constituição física, com metais (aço, chumbo, cobre) e imãs, e pela representação de bengalas, sinos, cálices, caldeirão e outros objetos recipientes, de formas orgânicas e alusivas ao corpo humano. Tríade trindade reporta, também, a um período importante na trajetória do artista, produzida no mesmo ano em que o Jeu de Paume, de Paris, apresenta uma exposição retrospectiva de sua obra e quatro anos depois da participação de Tunga na Documenta de Kassel, na Alemanha, em 1997.

Em cartaz
Dora Longo Bahia, 2º andar – Pina_Luz

Em Os desastres da guerra, a artista que trabalha a partir da apropriação de fotografias de guerra, faz uma releitura da obra homônima de Francisco Goya, realizada no século XIX. O conjunto de 80 pinturas em tinta acrílica sobre pergaminho reproduz imagens de conflitos ocorridos principalmente no século XX, como a I e II Guerras Mundiais, a Guerra do Vietnã, do Afeganistão, entre outras. A obra foi incorporada ao acervo da Pinacoteca por meio de doação do Programa de Patronos da Arte Contemporânea.

Em cartaz
Caio Reisewitz, 2º andar – Pina_Luz

Em exposição e recentemente adquiridas pela Pinacoteca por meio de doação feita durante a SP-Arte 2016, oito fotografias da séria Altamira, em que o artista documenta a região da floresta de Belo Monte, delimitada pelo rio Xingú, que desaparecerá ao término da construção da terceira maior hidrelétrica do mundo na região. As fotografias mostram uma natureza intocada, onde a presença humana parece não existir, expondo o paradoxo de que em breve a floresta não estará mais lá.

Atividades

Visitas educativas – Pina_Luz

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, sábados (exceto feriados), das 10h30 às 14h30.
Não é preciso realizar agendamento prévio. Procure o educador na recepção do museu. Grupo de até 20 pessoas.

Educateca, todos os dias, das 10h às 17h
Que tal conhecer as exposições de longa duração da Pinacoteca de uma forma diferente? Use nossos jogos educativos e aprenda brincando! Disponível para empréstimo na Recepção do museu.

Jogajunto, 10, 11 e 12/02, das 11h às 15h – Pina_Luz
Oferta de jogos relacionados ao acervo que propiciam a interação em família e em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição. As atividades acontecem com os educadores no Espaço NAE, térreo.

Debate: Rodrigo Andrade, 17/02, das 15h às 17h – Pina_Estação
Debate em torno da exposição Rodrigo Andrade: Pintura e matéria (1983-2014) com participação do artista, da curadora Taisa Palhares, e do crítico de arte, Alberto Tassinari, no auditório da Pina_Estação.

Educação na roda, 23/02, das 14h às 16h30 – Pina_Luz
Roda de conversa sobre aspectos da educação museal, na qual será abordado um tema e público-alvo com os quais o museus desenvolve ações continuadas. Nesta edição serão discutidas as ações com público da saúde mental no museu. Atividade aberta ao público em geral. Não é preciso realizar inscrição prévia. Haverá 30 vagas disponíveis, a serem preenchidas por ordem de chegada. O encontro acontecerá no Espaço NAE, térreo.

PinaDigital_

PinaTrilhos
Em parceria com o Metrô de São Paulo, a CPTM e a ViaQuatro, a Pina apresenta um jogo interativo que testa o conhecimento das pessoas sobre seu próprio acervo, o acervo artístico do Metrô e o da CPTM. Criado e desenvolvido pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, o jogo PinaTrilhos transforma as linhas do metrô e do trem da cidade em um tabuleiro gigante.

O objetivo é chegar à Pinacoteca, que fica na Estação da Luz. Para isso, os jogadores precisam responder a perguntas sobre as obras e seus artistas. Para participar é necessário baixar o aplicativo, disponível gratuitamente para plataformas IOS e Android e, dentro do trem, começar a responder as perguntas sobre as obras. Quem acerta segue para uma estação mais próxima da Pina_. Já quem erra, deve mover-se para uma estação mais distante do museu.

O jogador também terá a oportunidade de entrar no site http://pinatrilhos.com.br/ e baixar o tabuleiro para jogar com a família e amigos, do modo tradicional e sem custos.

SERVIÇO

Pinacoteca de São Paulo
Quarta a segunda, das 10h às 18h
R$ 6 (inteira); R$ 3 (meia-entrada)
Entrada gratuita para pessoas com menos de 10 e maiores de 60 anos.

Pina_Luz
Praça da Luz, 2
Telefone: (11) 3324-1000

Pina_Estação
Largo General Osório, 66
Telefone: (11) 3335-4990

pinacoteca.org.br
faleconosco@pinacoteca.org.br

Fonte: Pinacoteca de São Paulo