Pinacoteca de São Paulo recebe inscrição para cursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para dois novos cursos gratuitos: “Ações multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural” e “Ensino da arte na educação inclusiva”, que serão realizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Pinacoteca de São Paulo.

A 17ª edição da atividade será realizada à distância, nos dias 20 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16, 23 e 30 de junho e 07 de julho, com 31 horas, divididas em 11 aulas on-line semanais às quartas-feiras, das 15h às 17h. Serão disponibilizadas 35 vagas.

O público-alvo são educadores atuantes em organizações públicas ou privadas que desenvolvam projetos e programas socioeducativos com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo é compartilhar com os participantes subsídios para a elaboração, execução e avaliação de projetos educativos em arte e cultura voltados à inclusão sociocultural dos grupos com os quais atuam de forma a potencializar sua atuação socioeducativa.

Processo seletivo

Haverá uma pré-inscrição a partir da qual os participantes serão selecionados, obedecendo aos seguintes critérios: perfil e ordem de inscrição. Será dada prioridade a educadores de organizações que não tenham participado de edições anteriores do curso. O período de pré-inscrição vai até 01 de abril. Os selecionados serão informados a partir do dia 05 de abril e a inscrição definitiva será realizada on-line.

Aficha de pré-inscrição disponível aqui.  Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca: Programa de Inclusão Sociocultural ou clique aqui.

Curso Ensino da Arte na Educação Inclusiva

Em sua 18ª edição, o curso on-line será realizado de 15 de abril a 08 de julho, com aulas às quintas-feiras, das 15h às 17h, totalizando 33 horas/aula.
A atividade tem como público-alvo profissionais das áreas de Artes, Educação, Saúde, Museus e Turismo, com a oferta de 35 vagas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de março, clicando aqui.

O curso tem como objetivo compartilhar subsídios a profissionais para o desenvolvimento de projetos educativos dirigidos a pessoas com deficiência ou em situação de sofrimento psíquico, a partir das ações do Programa Educativo para Públicos Especiais e das obras do acervo da Pinacoteca. O curso pretende contribuir para a fruição e o conhecimento das artes visuais a partir de ações educativas inclusivas e didáticas de ensino multissensoriais, levando em consideração as necessidades e potencialidades de pessoas com deficiências físicas, intelectuais e sensoriais e de pessoas em sofrimento psíquico. Haverá interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para mais informações, entre em contato pelo educaespecial@pinacoteca.org.br ou clique aqui.

Fonte: Pinacoteca de São Paulo