Pinacoteca de Santos recebe mostra “Benedito Calixto e a Identidade Paulista”

A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, inaugura hoje (23), às 19h30, a mostra “Benedito Calixto e a Identidade Paulista”. São 31 telas, pertencentes ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e coleções particulares, selecionadas com o objetivo de explorar a simbiose entre o processo de formação do pintor e a constituição de uma identidade paulista que se quer nacional. A entrada é gratuita.

As temáticas escolhidas exploram diversas matizes da obra de Benedito Calixto, como, por exemplo, pinturas históricas e religiosas, passando por cenas de paisagens urbanas e as célebres marinhas. A curadoria da exposição é de Vanessa Costa Ribeiro.

Em sua trajetória, o artista buscou afirmar-se como alguém intimamente ligado ao litoral, aspecto que lhe conota brasilidade, ao passo que colabora para a construção de um imaginário paulista em consonância com aqueles que o patrocinaram durante a carreira.

SERVIÇO

“Benedito Calixto e a Identidade Paulista”
Onde: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão| Santos –SP
Período: de 23 de maio a 1º de julho
Realização: Museu de Arte Sacra de São Paulo e Pinacoteca Benedicto Calixto
Curadoria: Vanessa Costa Ribeiro
Técnicas: óleo sobre tela, óleo sobre madeira, aquarela, guache sobre cartão e técnica mista (grafite, nanquim e guache sobre cartão)
Número de obras: 31
Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo, 9h às 18h
Ingressos: Entrada gratuita

Fonte: Pinacoteca Benedicto Calixto e Museu de Arte Sacra de São Paulo