Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta Transformações urbanas com a participação do fotógrafo Leon Santos

3.benedictotransformacoesurbanas

 

A mostra Transformações Urbanas apresenta um contraponto entre o olhar de Benedicto Calixto sobre recantos da cidade de Santos, entre o Outeiro de Santa Catarina e o Valongo, registrados em 14 pinturas e as imagens da cidade atual, realizadas pelo fotógrafo Leon Santos. Os quadros fazem parte do acervo da Pinacoteca.

“Calixto testemunha as alterações urbanas iniciadas a partir da segunda metade do século XIX, vinculadas às mudanças que ocorriam no país,  que buscava inserir as cidades brasileiras nos marcos internacionais do desenvolvimento do capitalismo, tanto em relação ao modelo econômico, quanto pela assimilação de valores, padrões e modos de vida europeizados. Uma nova maneira de viver e pensar a cidade”, explica a professora de História da Arte, Ana Kalassa, que participou da curadoria da mostra, junto com Marjorie Medeiros e Bia Henriques.

As pinturas de Calixto testemunham esse momento de transição, passagem do século XIX e XX, quando teve início o processo de modernização, que gerou grandes mudanças no perfil do porto e da cidade de Santos.

Algumas edificações, especialmente as religiosas e administrativas, apesar das profundas mudanças no espaço urbano, ainda estão lá para testemunhar que a passagem do tempo não apagou completamente os traços da cidade original. Já o porto, alterado por completo, propõe uma nova visualidade para essas áreas.

 

Sobre Leon Santos

Fotógrafo santista, Leon Santos já realizou exposições no Clube Foto Amigos de Santos, Museu de Arte Sacra de Santos, Fórum Central e na Aliança Francesa. Apresentou o seu trabalho no Museu de Caraguatatuba e na Galeria Spazio Surreale, em São Paulo.

Leon também restaura e digitaliza acervos fotográficos e algumas de suas imagens autorais fazem parte dos livros Um Olhar Sobre o Mundo (Ed. SESI) e Pepe, o Canhão da Vila (Ed. Realejo).

 

 

Serviço:
 
Transformações Urbanas 
 
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos
 
Inauguração: 28 de setembro – quarta-feira, 19h30
 
Visitação: até 20 de novembro
 
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h00 às 18h00
 
Entrada franca
 
 
Fonte: Pinacoteca Benedicto Calixto
Imagem: divulgação