Pensando o cinema Noir

Herdeiro do expressionismo alemão, do romance policial hard-boiled e do filme de gângster, o filme noir hollywoodiano teve seu ciclo histórico entre o início dos anos 1940 e o final dos 1950, permeando diversos gêneros, do melodrama ao policial. Este curso introdutório pretende ir além do debate “gênero ou estilo” que norteia muitos estudos sobre o filme noir, a fim de pensar sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica. Partindo da análise de cenas de filmes emblemáticos, serão discutidas as principais vertentes e realizadores desta estética cínica que revela o lado sombrio e corrompido do sonho americano.


Grátis.

 

Fernando Brito é crítico de cinema, curador da Versátil Home Video. Dentro do site da distribuidora apresenta os boletins periódicos com lançamentos e notícias sobre os filmes do catálogo disponível.

Paulo Santos Lima, crítico de cinema e jornalista, tem em seu currículo colaborações para o jornal Valor Econômico, e para as revistas Bravo! e Monet. Escreveu para a Folha de São Paulo e é redator fixo da revista Cinética

 

De 13 a 16 de dezembro, das 19h às 21h

Inscrições pelo site, clique aqui 

 

2.pensandoocinemanoir

 

Fonte: Assessoria de imprensa | Casa Guilherme de Almeida
Imagem: divulgação | Casa Guilherme de Almeida