Paul Thompson realiza palestra sobre história oral no Sesc Vila Mariana

O Sesc Vila Mariana, em São Paulo, sedia nesta quinta-feira, 7 de junho, das 19h30 às 21h30, a palestra “História Oral com Paul Thompson”. O evento é gratuito, com retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

A História Oral era uma atividade marginal quando Paul Thompson publicou pela primeira vez, em 1978, seu livro “A Voz do Passado”. Hoje, a obra é considerada um clássico na bibliografia sobre esta metodologia.

Neste encontro, Paul Thompson apresentará um balanço das grandes transformações neste movimento que se tornou global, e como os contextos diferentes e a diversidade de temas, tais como traumas nacionais, controles políticos em sociedades silenciadas, o legado do colonialismo e o uso de histórias coletivas em campanhas sociais políticas, influenciaram e criaram diferentes modelos de História Oral.

Paul Thompson é professor emérito de sociologia da Universidade de Essex, Inglaterra. Fundador e editor da Revista “Oral History”. Fundador do National Life Stories da Biblioteca Britânica. Pioneiro e responsável pelo surgimento da História oral na Europa, autor do clássico “A Voz do Passado”, traduzido globalmente.

Mediação de Karen Worcman, historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Linguística na UFRJ. Atualmente é do conselho do Center for Digital Storytelling (storycenter.org).

SERVIÇO

“História Oral com Paul Thompson”
Onde: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana (metrô Ana Rosa) – São Paulo/SP
Quando: 7 de junho, das 19h30 às 21h30
Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Local: Auditório

Fonte: Sesc Vila Mariana