Patrimônio cultural de Santos: Museu do Café celebra mais de duas décadas de trabalho

Concurso artesanal lançado no aniversário tem abrangência nacional e irá premiar dois finalistas

O dia 12 de março é uma data importante para a história de Santos e do Estado de São Paulo, para a cultura brasileira e para todos os amantes de um bom cafezinho. Afinal, a ocasião marca a inauguração do Museu do Café que, desde 1998, se tornou referência na preservação e divulgação das memórias ligadas ao edifício da antiga Bolsa Oficial e às relações de diferentes povos, trabalhadores e comunidades com o grão. Em 2020, a celebração gratuita terá diversas opções, incluindo competição artística, música e oficina.

Um concurso voltado à produção artesanal, intitulado “A xícara do Museu”, ganhará destaque no site da instituição (www.museudocafe.org.br) na quinta-feira (12). Em parceria com a Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas) e sob a curadoria da artesã Hideko Honma, a ação prevê o reconhecimento de dois modelos — categorias utilitário e conceitual —, tendo inscrições abertas para designers de todo o Brasil.

A cerimônia irá destacar a primeira e segunda colocação e os premiados terão seus trabalhos divulgados nas áreas expositivas do MC, podendo, também, circular na Cafeteria. O processo seletivo se desenvolverá em três etapas; o cadastro contendo a proposta de layout, cujo resultado será publicado em 30 de abril, a execução dos planos aprovados na fase inicial, que a instituição deve receber até 1º de julho, e a defesa oral dos dez finalistas no dia 25 do mesmo mês. No website do Museu, os interessados encontrarão detalhes sobre o regulamento, participação e outras informações relevantes.

A mesma temática por trás do concurso irá inspirar uma oficina, que ensina os participantes a criarem xícaras de argila. A ideia dessa atração, que ocorrerá em dois horários (10h e 14h), é incentivar o contato do público iniciante com essa forma de arte, estimulando a observação dos movimentos do corpo, o pensamento ligado ao design e o potencial de habilidades cognitivas e psicomotoras. Para aderir, é preciso garantir a vaga enviando um e-mail ao endereço inscricao@museudocafe.org.br.

Também em 12 de março, o grupo Tirolli Jazz Trio encantará as pessoas no Centro Histórico da Cidade por meio de uma apresentação musical variada, tocando sucessos do gênero na cúpula do edifício, às 12h. Outra alternativa para quem deseja festejar esse aniversário prestigiando o MC é visitação gratuita nas áreas expositivas, que abrangem o Salão do Pregão e duas mostras atualmente em cartaz: a temporária “Café Árabe, um símbolo de generosidade” e a de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”.

SERVIÇO

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado (fechado às segundas), das 9h às 17h e aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br