Parceria do Museu do Café com UniSantos oferece programa de extensão educacional

Atividades envolvem exposição, cursos e palestras para professores e estudantes de diversas áreas

O programa “Museu e Universidade: construindo diálogos”, parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, visa discutir o papel dos museus no âmbito da pesquisa e formação, potencializando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o museal. A programação será realizada entre os dias 12 e 23 de agosto e é voltada para diferentes públicos, como professores, estudantes – cursos de história, gastronomia e nutrição -, curadores e educadores.

A parceira pretende estimular o interesse dos inscritos em assuntos relacionados à conservação, restauração, exposição, acervo e edificação. Visa também reforçar a importância do patrimônio histórico e aproximar o público das atividades realizadas pelo Centro de Preparação de Café (CPC) e pelo setor Educativo do Museu, áreas que complementam diversas atividades pedagógicas.

A programação tem início com a inauguração da mostra “Conhecendo o Café”, no dia 12 de agosto, no Campus D. Idílio José Soares, da UniSantos. A mostra, que ficará exposta até o dia 23, ilustra as etapas do processo morfológico da planta até o grão. No dia 17, os interessados poderão participar do “Mini-Curso de Barista”, no Museu do Café. Realizado ente 14h e 17h, o curso apresentará aos alunos a prática da profissão de Barista e seus ensinamentos básicos. No mesmo dia e horário, a palestra “Introdução às Práticas Museológicas”, ministrada por integrantes do corpo técnico do Museu, irá abordar assuntos que envolvem o cotidiano de uma instituição museal.

Dando sequência às atividades, no dia 18, às 14h, os participantes poderão fazer uma visita monitorada ao espaço expositivo do Museu do Café, acompanhados pela equipe do setor Educativo. Finalizando a grade do programa, a mesa redonda “Museu e Universidade: construindo diálogos”, composta por professores e profissionais da área, será realizada no dia 19, às 19h, no Campus D. Idílio José Soares. O encontro pretende discutir possibilidades da participação dos museus na formação acadêmica e profissional dos alunos, desenvolvendo um trabalho integrado e de suma importância para o fortalecimento de práticas de cidadania.

As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br

Serviço

Mostra “Conhecendo o Café”
Data: 12/08 a 23/08
Local: Unisantos – Rua Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias, Santos/SP.

Cursos

Mini-curso de Barista
Data: 17/08/2013
Horário: 14h às 17h
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro, Santos/SP.
Vagas: 15

Introdução às Práticas Museológicas
Data: 17/08/2013
Horário: 14h às 17h
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro,Santos/SP.
Vagas: 15

Visitação

Visita mediada
Data: 18/08/2013
Horário: 14h
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro. Santos/SP.

Visita espontânea
Data: 18/08/2013
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro. Santos/SP.
Visita às exposições do Museu do Café liberada para os inscritos.

Mesa Redonda – “Museu e Universidade: construindo diálogos.”.
Data: 19/08/2013
Horário: 19h
Local: Unisantos – Rua Conselheiro Nébias, 366 – Vila Mathias,Santos/SP.